26/09/2017

COMDICA apresenta Projeto Social Novos Horizontes.

COMDICA apresenta Projeto Social Novos Horizontes....

Após a sessão desta segunda-feira, 25, a Câmara de Vereadores recebeu o presidente do CONDICA, Ézio Ribeiro de Salles, que falou sobre os projetos desenvolvidos pelo projeto Social Novos Horizontes. Entidade dedicada ao trabalho com adolescentes em condição de vulnerabilidade social, que atua por meio de atividades que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional, a convivência familiar, participação cidadã e formação de bases para o mercado de trabalho.

O projeto que iniciou em março de 2016 visa à iniciação ao primeiro emprego para os adolescentes com idade entre 13 a 17 anos, e está sendo desenvolvido em quatro pilares e cada pilar é dividido em conhecimentos formais e informais, sendo a base para a formação pessoal e profissional. Os quatro pilares estão divididos em Formação Humana e Cidadã; Reforço Escolar; Esporte e Lazer e Qualificação Pessoal.

O projeto visa ainda desenvolver a disciplina, o comprometimento e a automotivação, no sentido de gostar do que se faz. A iniciativa tem por intuito reduzir as situações de vulnerabilidade social, com a melhoria da qualidade de vida dos participantes e de suas famílias, contribuindo para o aumento do número de jovens empreendedores, e mais ativos na vida familiar e comunitária, e consequentemente mais cientes sobre seus direitos e deveres. A entidade acredita que os trabalhos realizados contribuem para a redução dos índices de violência entre os jovens; o uso de drogas; as doenças sexualmente transmissíveis; gravidez precoce, bem como a volta do jovem no sistema de ensino.

Atualmente a sede do projeto está situada nas salas 19 e 21 embaixo do salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e conta com auditório e sala de aula, laboratório de Informática, bem como equipamentos para apresentação de materiais. Os encontros ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de 3 horas e meia cada dia trabalhado. O curso dura 24 meses e conta com vários parceiros do município e região. O projeto é ordenado pela coordenadora de RH, Márcia Cristina Benassi com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), cujo presidente é Ézio Ribeiro de Salles.