12/08/2021

Comissão da Água debate incentivos para captação da água da chuva

Vereadores reuniram-se com Secretários Municipais e Conselho de Meio Ambiente

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, a Comissão Especial da Água reuniu-se com representantes das Secretarias de Obras e Viação, do Planejamento Meio Ambiente e Trânsito, e de Agricultura e Abastecimento, além do Conselho do Meio Ambiente. O objetivo do encontro foi tratar sobre os incentivos aos agricultores na execução de açudes e barramentos, com o intuito de preservar as nascentes e que estas fontes de água passam ser utilizadas na agricultura.

As açudes e barramentos são uma alternativa para evitar o esgotamento dos poços profundos e, consequentemente, a abertura de novos poços, além de ser menos onerosas. A partir do encontro, os vereadores, preocupados com as alternativas de captação de água, pensam em uma forma de criar incentivos que motivem os agricultores a criarem formas de  captação da água da chuva para aproveitamento na rede sanitária.

Participaram do encontro a secretária de Planejamento, Rosiane Pradela, o secretario de Obras, Lucas Carenhato, a presidente do Conselho do Meio Ambiente e secretaria de Agricultura, Fabiane Veadrigo, o vice-presidente, Dagoberto Lanzarin, e a representante da Secretaria da Agricultura, Stella Mari Pradella.

A Comissão é integrada pelos vereadores Vitório Francisco Dalcero (MDB), presidente da Comissão; Angelo Boscari Junior (PDT) e Diego Tonet (Progressistas). A proposta dos parlamentares é buscar informações convidando representantes de instituições do setor, bem como amparo técnico especializado, para entender os problemas de ocasionais falta de água potável na área urbana do município, com o intuito de buscar uma solução definitiva para a questão. As reuniões da comissão serão semanais, sempre nas quintas-feiras, às 16h.