09/04/2021

Comissão de Educação promove encontro online sobre o talian

Objetivo é construir ações e traçar possibilidades para disseminação do talian, envolvendo as escolas e a comunidade

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, por meio da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, promove nesta terça-feira, dia 13 de abril, um encontro aberto à comunidade. O encontro visa construir ações e traçar possibilidades para disseminação do talian, envolvendo as escolas e a comunidade. A reunião acontece às 19h30min e será virtual, pelo aplicativo Zoom. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo formulário https://forms.gle/8SFbyestmA3pARZE7 para receber o link de acesso à reunião.

A reunião será conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Silvana De Carli e os demais membros, vereadores Angelo Boscari Junior e Vitorio Francisco Dalcero e terá a participação do professor de língua Vêneta Fernando Menegatti.

Menegatti é natural de Bento Gonçalves - RS. Possui graduação em Gestão Comercial pela Universidade Anhanguera de Caxias do Sul (2013), Especialização em Estudos de Gramática da Língua Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (2018), Capacitação em Língua e Escrita para o Vêneto Brasileiro (Talian) no contexto Internacional da Língua Vêneta Moderna pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Capacitação de Vêneto para Venetófonos pela Academia de ła Bona Creansa de Treviso, Itália (2019) e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente faz parte da equipe do Projeto Talian da Universidade Federal de Santa Maria, auxiliando nas atividades de extensão voltadas para o âmbito da língua de socialização e cultura dos colonizadores italianos. Gerindo ainda o Projeto Łengua Mare, uma escola virtual, onde desempenha o papel de docente em cursos de língua e cultura vêneta, realizados em parceria com instituições e associações diversas, integrando também a equipe de comunicação da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em atuação interligada com a Pró-Reitoria de Extensão. Além disso, no ano de 2019 desempenhou o papel de tradutor de língua vêneta para língua portuguesa na exposição internacional "Historia da Língua dos Vênetos", trabalho de pesquisa linguística e histórica desenvolvida pela Academia de ła Bona Creansa de Treviso, Itália. Tendo ainda participado como palestrante convidado na II Convenção sobre Língua Vêneta na cidade de Arzignano, Vicenza, Itália, onde apresentou seu trabalho com cultura e língua vêneta no Brasil para linguistas da Universidade de Frankfurt da Alemanha, UNESCO e público em geral.