09/03/2020

Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) faz prestação de contas de 2019....

Na noite desta segunda-feira, 09 de março, os vereadores receberam, no espaço Tribuna Livre, o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Lucas Carenhato, que utilizou o espaço para prestar contas das atividades realizadas pela entidade no ano de 2019.  O Consepro é uma entidade cujo objetivo é colaborar com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e os demais órgãos do sistema de segurança, com o intuito de articular com os diversos níveis no âmbito municipal, estadual e federal na busca de alterativas e recursos financeiros que subsidiem soluções para segurança da comunidade local.

A receita do Consepro em 2019 foi de R$307.972,52 sendo R$259.999,51 repasses do Poder Público Municipal e o restante das receitas provêm do Ministério Público, Poder Judiciário e receitas próprias. Já os investimentos totalizaram R$ R$288.938,11 sendo R$ 25.455,89 para despesas administrativas; investimentos com a Brigada Militar totalizaram R$192.258,99 - sendo 61,71% do subsídio direcionado para auxílio moradia, alimentação e permanência. Valores investidos na Delegacia de Polícia somam R$47.963,18 - desse valor 68,68% foram destinados para auxílio moradia, alimentação e permanência. Despesas com Fórum e Promotoria Pública somam R$ 460,05 - além de investimentos com o Corpo de Bombeiros no valor de R$22.800,00 (direcionado diretamente para auxílio moradia, alimentação e permanência).

O presidente do Consepro falou das tratativas de implantação do projeto “Olhar Digital”, com a implantação de câmeras de monitoramento, que terá por objetivo fornecer aos órgãos de segurança, materiais e ferramentas capazes vigiar pessoas e veículos por meio de câmeras instaladas em vias do município. Neste ponto, Carenhato informou que estará apresentando o projeto aos empresários e entidades para que os mesmos possam estar ajudando na aquisição dos equipamentos de monitoramento. Participaram da prestação de contas a Secretária Executiva do Consepro, Jéssica Tochetto, Adauto de Sousa Lima (Presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário) 2º Secretário do Consepro, e o representante do Rotary Club de Flores da Cunha, Rafael Schneider, que é responsável pelo Conselho Fiscal do Consepro.