10/12/2019

Conselho Tutelar apresenta índices dos últimos quatro anos.

Conselho Tutelar apresenta índices dos últimos quatro anos....

Na noite desta segunda-feira, nove de dezembro, os vereadores receberam na Tribuna Livre, o Coordenador do Conselho Tutelar de Flores da Cunha, Sr. Ricardo Muzi da Silva, que realizou a prestação de contas dos atendimentos da atual coordenação, que atua desde janeiro de 2016, composta pelas conselheiras Eugenia Pereira dos Santos, Luciana Pereira Dias, Marta Galvão, Nádia Maria Bordin Sandi e o coordenador Ricardo Muzi da Silva. Desde 2016, o Conselho Tutelar atendeu inúmeras situações, como os casos de violação de direitos, com 1.389 situações envolvendo abusos de pais ou responsáveis e 955 notificações para adolescentes que cometeram algum tipo de delito no município.

Na questão de proteção de crianças e adolescentes, os números que mais se destacam são nas ações de orientação e apoio às famílias e aos adolescentes, que até novembro de 2019 chegaram a 4.899 casos. Na questão de pais e responsáveis, 586 casos de notificações pelo descumprimento das obrigações e 997 advertências com encaminhamentos ao Ministério Público para abertura de processo por descumprimento de medidas.

O Conselho Tutelar têm, entre suas principais atribuições, atender crianças e adolescentes dentro de seus direitos e deveres, bem como aconselhar pais ou responsáveis para o cumprimento de seus deverem perante o menor. A nova gestão, que irá assumir a partir de 09 de janeiro de 2020, é composta Mari de Fátima Siqueira da Silva, Juliane Maiara Negrini, Eugênia Pereira dos Santos, Luciana do Nascimento Dias e Clair Maria Barcaro.