16/09/2022

CTG Galpão Serrano receberá medalha Mérito Farroupilha

Está é a primeira vez que a honraria, criada por lei em 2020, será entregue

Na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Flores da Cunha entrega a medalha Mérito Farroupilha ao CTG Galpão Serrano. A homenagem, assinada pelo vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos), será realizada em ato solene, a partir das 19h no plenário da Casa Legislativa. Além de reconhecer a relevância do trabalho prestado pela manutenção e pelo desenvolvimento da cultura gaúcha no município, a ação congratula os 35 anos de fundação do CTG.

“Acreditamos que uma entidade fundamentada no amor à tradição gaúcha, que promove a defesa, o desenvolvimento, e a conservação do patrimônio histórico, cultural e artístico de nosso povo em suas diversas atividades culturais, invernadas artísticas, cavalgadas, eventos, na administração dos rodeios crioulos no município, entre tantas outras atividades merece este reconhecimento”, reconhece Oliveira.

O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Serrano foi fundado no dia 24 de abril de 1987, filiado à 25ª Região Tradicionalista e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Sua história teve início por iniciativa dos amigos Jayme Sgarioni, Doralino Scarmin, Hugo Pazetto e Sabino Costa que, voluntariamente, começaram a realizar a Ronda Crioula na Praça da Bandeira, com acampamentos, jantares campeiros e bailes. Com o crescimento dos eventos e o envolvimento da comunidade, o grupo decidiu formalizar a entidade, que teve como fundadores Henrique Maurina, Heleno José Oliboni, Homero Zorgi, Jaime José Sgarioni, Jackson Luiz de Souza, e Vilmar Salvador.

Hoje o CTG tem como patrão José Luiz de Jesus, vice-patrão Alcindo Boff, patrão da Campeira Eduardo Souza e diretora artística Joice Hoffmann de Oliveira. Responsável pela organização de uma das maiores festas populares de Flores da Cunha, o Rodeio Crioulo Nacional, a entidade realiza ainda invernadas artísticas (mirim, juvenil e adulta), torneios de laço, aulas de dança, fandangos, bailes e jantares, além de ser parceira na promoção da da Semana Farroupilha. Seus departamentos campeiro e artístico têm assídua participação em eventos regionais e estaduais, divulgando Flores da Cunha e o Rodeio Crioulo Nacional.

Também por força do departamento artístico do CTG, em parceria com o folclorista Paixão Cortes, foram lançados os livros Festas Rurais; Mais um Toque e Outras Marcas dos Antigamente; Ronda Crioula e Chama Crioula; 100 Temas de Nossos Bailares; que tiveram sua distribuição gratuita. Em 2009, por esta mesma parceria foi lançado o impresso O Laçador, Um Pealo na sua História.

A medalha Mérito Farroupilha foi instituída pela lei municipal 3474, de abril de 2020, com o objetivo de agraciar pessoas e entidades que se destacam na preservação do movimento gaúcho