16/02/2021

Dalcero debate ensino em tempos de pandemia

Vereador refletiu sobre o ensino híbrido e sobre o apoio familiar nos estudos online

Na segunda-feira, dia 15, mesma data em que foram retomadas as atividades letivas na rede municipal de ensino, o vereador Vitorio Francisco Dalcero (MDB), levou à Tribuna o tema da Educação em tempos de pandemia, com o intuito de informar a comunidade e solidarizar-se com os educadores.

Dalcero informou que as atividades escolares na rede municipal e estadual serão através da plataforma classroom na modalidade de ensino híbrido. No formato, definido como um programa de Educação Formal, o aluno aprende uma parte por meio do ensino online a outra presencial. “Nós estamos infelizmente em uma pandemia, querendo ou não, precisamos nos adaptar a um protocolo para conseguirmos ter o menor número de pessoas contagiadas pelo corona vírus. O processo de ensino ainda não voltou ao que era em 2019, temos que construir o melhor formato para fazer com que nossos alunos percam o mínimo do aprendizado”, refletiu.

Ao citar o pesquisador Fernando Mello Trevisani, o vereador apontou que um dos benefícios do ensino híbrido é a possibilidade de o docente dedicar mais tempo às dúvidas e ao acompanhamento mais próximo e individual dos alunos. Com o apoio da tecnologia, o professor também consegue visualizar, coletar e analisar dados sobre as aprendizagens dos alunos de forma mais simples e precisa.  “Acredito que o ensino híbrido, além de ser uma realidade durante a pandemia, vai perdurar pós pandemia. Os investimentos feitos em tecnologia durante a pandemia pelas instituições de ensino deverão continuar a ser aproveitados”, destacou.

Outra questão levantada pelo vereador é a participação das famílias neste novo formato. “Foi constatado durante o ano letivo de 2020 que muitos alunos durante o decorrer do ano letivo não realizaram as atividades propostas pelas escolas. Isso precisa ser corrigido em 2021. Ficou comprovado que onde a família se preocupou com a processo de aprendizagem, o estudante realizou as atividades e obteve ganho intelectual, por isso é necessário unir forças para que essa geração não fique com lacunas na sua vida escolar”, ponderou.

Dalcero também se mostrou solidário aos professores, sugerindo apoio por meio de formação para uso das tecnologias e até mesmo socioemocional. “Expresso minha solidariedade aos colegas professores da rede estadual, que logo vão iniciar mais um duro ano letivo, o sexto consecutivo sem reposição salarial. Seis anos seguidos sem aumento, nem sequer a reposição das perdas impostas pela inflação do período. É incompreensível que governos declarem a educação prioridade, e sigam administrando sem ao menos dialogar e negociar uma situação dessas”, defendeu.

As aulas da rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, dia 15. A rede privada também está retorna na quarta, dia 17. Já a rede estadual tem início programado para o mês de março.

Foto: Shamila Carpeggiani