Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
13/07/2021

Dalcero defende reivindicações dos professores

Vereador também sugeriu a criação de uma Comissão temporária para tratar sobre o Plano plano de concessão de rodovias pelo governo do estado

COMPARTILHAR

No grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 12, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) defendeu a moção de sua autoria, aprovada nesta segunda, que apoia a reivindicação dos profissionais da rede estadual de educação pela reposição das perdas inflacionárias de seus salários.

Conforme Dalcero a categoria dos trabalhadores em educação amarga um intenso processo de empobrecimento, sem reposição salarial desde novembro de 2014. “São quase sete anos de congelamento, agravados pela recente perda de direitos com a aprovação de mudanças nos planos de carreira, eliminação de vantagens, redução de adicionais e alterações na Previdência”, relata. O vereador lembrou ainda que por mais de 60 meses, os profissionais da educação receberam salários atrasados e parcelados, sem saber a data de pagamento do próprio salário com antecedência. 

O parlamentar apresentou dados do o INPC, informando que a inflação acumulada, entre novembro de 2014 e março de 2021, chega a 44,18%. “Professores e funcionários de escola na ativa e aposentados perderam, portanto, quase metade do seu poder aquisitivo. Não conceder a inflação fere a previsão constitucional de irredutibilidade salarial, pois negar este repasse possui o mesmo efeito prático da redução”, argumentou destacando ainda o aumento de 86% no preço da Cesta Básica. “Além do arrocho salarial sem precedentes, os educadores também amargam um auxílio-refeição extremamente defasado, de R$ 10,11. Neste item, até 2018, o Estado vinha realizando reajustes de acordo com o índice geral da inflação. Nos dois anos do governo Leite, no entanto, nem esta correção foi concedida”, falou. 

O vereador espera que a moção possa estimular que o governo se sensibilize com a situação dos profissionais. “Nós professores, e os funcionários das escolas, amargamos todo esse período sem qualquer reposição salarial. O poder de compra do nosso salário está pela metade. Acredito que esta moção poderá levar um alento e uma possibilidade para que o governo se sensibilize e olhe efetivamente para essa categoria que está tão sofrida no estado do Rio Grande do Sul”, destacou.

Antes de finalizar seu discurso, o vereador falou ainda sobre o plano de concessão de rodovias pelo governo do estado do RS, que deve ser  votado na Assembleia Legislativa até o final deste ano. Dalcero sugeriu que seja criada uma comissão temporária para aprofundar a discussão. “Não podemos olhar os outros discutindo esses assuntos e nós como vereadores não ingressamos juntos nessa discussão”, apontou.    


Conteúdo Rodapé