Dalcero reflete sobre promessas políticas

Vereador refletiu sobre o ramal ferroviário que nunca foi instalado no município

No Grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 22, o vereador Vitorio Francisco Dalcero (MDB) refletiu sobre a promessa de um ramal ferroviário ao município, pelo então o Interventor Estadual José Antônio Flores da Cunha. A partir da história e de uma publicação do jornal Stafetta Riograndense datada de 1936, o parlamentar refletiu sobre a importância de cumprir com as promessas políticas.

A antiga notícia relatava as comemorações da população em 23 de novembro de 1936, com foguetes e o roncar de caminhões, a autorização do governador do estado para construir-se o ramal ferroviário, Caxias – Flores da Cunha. “Amanhã, dia 23 marca 85 anos que a população saiu às ruas para festejar a notícia da chegada da ferrovia. Porém, nesse meio tempo, o Interventor Estadual Flores da Cunha rompeu com o Presidente Getúlio Vargas, e a postulada obra de instalação da via ferroviária ficou só no papel”, recordou. Dalcero então refletiu sobre a representação do fato. “O importante é a lição que ela representa: de um lado, as promessas feitas devem ser cumpridas; de outro, precisamos ter cautela e espírito crítico a respeito do que nos prometem, e cobrar das autoridades o cumprimento do prometido, para que o combinado feito não seja cumprido por apenas um dos lados do acordo”, frisou.

A partir da reflexão o vereador lembrou de suas críticas ao governo do estado em relação à educação e falou de sua preocupação com a crise econômica e como as famílias de baixa renda têm sido afetadas. Assim, o vereador aproveitou para divulgar a niciativa do Estado do RS, que visa beneficiar as famílias com baixa renda, cadastradas no Cadastro Único Federal (CadÚnico) com base nos critérios de quem recebe o benefício do Bolsa Família agora Auxílio Brasil ou que cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular, chamado Programa Devolve ICMS.

O vereador alertou ainda que, durante o mês de novembro, o IPE Saúde realiza uma campanha que busca a conscientização sobre o câncer de próstata e se une à causa, com a proposta de isenção de coparticipação de consulta para usuários com 50 anos ou mais com os médicos urologistas credenciados no IPE Saúde – a isenção é garantida automaticamente (válido uma consulta por pessoa).