04/06/2024

Dia Mundial do Meio Ambiente norteou a fala dos vereadores na última sessão ordinária

Ao fazer uso da tribuna, Silvana De Carli (Progressistas) e Vitório Francisco Dalcero (MDB) explanaram a importância da data, lembrada nesta quarta-feira, dia 5 de junho

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3 de junho, os vereadores aprovaram a nova redação do Projeto de Lei nº 27/2024, que denomina as vias públicas do loteamento Villa Trentina, no bairro São Gotardo, em Flores da Cunha, de autoria do vereador Carlos Roberto Forlin (MDB).

No grande expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) discorreu sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, mencionando as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente promovidas pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, de 2 a 8 de junho, com a temática referente aos 100 anos de emancipação política e Flores da Cunha. Segundo a edil, também em alusão à data, foi realizada a terceira edição do concurso de desenhos do Calendário Ambiental, que em 2025 celebrará os 15 anos do Parque Natural São Francisco de Assis, cujos vencedores serão decididos por voto popular.

A vereadora ressaltou, ainda, que os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente podem ser vistos, por exemplo, pelo estado de calamidade que assola o RS. Nesse sentido, Silvana destacou a questão do lixo gerado pelas enchentes que, hoje, já somam 47 milhões de toneladas, o que é um desafio para todos, sendo que a tragédia é considerada uma das piores socioambientais já vistas no país.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também norteou a fala do vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB), que ocupou o grande expediente na sequência. O edil valorizou o papel dos voluntários que tanto têm contribuído para amenizar os impactos dessa tragédia e reforçou que a presença do Estado (formado pela esfera municipal, estadual e federal) é essencial para que essas pessoas possam retomar suas atividades e os estragos das enchentes sigam sendo reparados, também e na medida do possível, com apoio da iniciativa privada.

Dalcero refletiu que estamos colhendo os frutos de séculos de indiferença e agressões ao meio ambiente e aos animais, que temos esquecido a importância da natureza para a sobrevivência humana e a consequência disso são fenômenos como aquecimento global, El Niño e La Ninã. Isso sem falar da soberba humana, onde testemunhamos, recentemente, desvios de doações em municípios que tiveram mais de 80% de sua população afetada com as enchentes, facções criminosas que saqueiam casas e empresas. Finalizando sua fala, o edil mencionou que avalia que houve falhas na divulgação da programação de Corpus Christi em Flores da Cunha, uma vez que o evento ocorreu após as chuvas e sem que a população e os turistas tivessem sido bem informados de sua realização, com poucas publicações e orientações sobre o acesso ao município.

Confira a proposta aprovada:

Nova redação do Projeto de Lei nº 27/2024:  denomina as vias públicas do loteamento Villa Trentina, no bairro São Gotardo, em Flores da Cunha.

Autoria:  vereador Carlos Roberto Forlin (MDB)