Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
26/07/2024

Eduardo Fachin, 41 anos, é homenageado como Agricultor Destaque 2024

Reveja a solenidade, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 25 de julho, pelo YouTube da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, mesma data em que se celebrou o Colono e o Motorista, o agricultor florense Eduardo Fachin recebeu o certificado de Agricultor Destaque 2024. A honraria foi concedida em sessão solene, às 19h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, da Casa Legislativa Raimundo Paviani.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo, que pode ser acessado neste link, e retrata brevemente a trajetória, o trabalho e os princípios do homenageado. Em uma noite marcada pela emoção, Eduardo Fachin recebeu o Certificado de Agricultor Destaque 2024 e, ao ocupar a tribuna, proferiu: “A gente sempre vem buscando melhorias, prosperar para se manter competitivo. Dizemos (como meus pais e familiares citaram no vídeo) que não é que a gente seja perfeccionista, a gente ama o que faz, e é por isso que sai a perfeição, ela é a consequência de quando fazemos alguma coisa que gostamos”.

Fachin deu sequência a sua fala lembrando as dificuldades de seus antepassados com a agricultura e contatando que as tecnologias vieram para auxiliar o homem no campo, contudo, sinalizou: “O cenário que a gente tem vivido hoje é bem desafiador, intempéries, política, muita coisa está em jogo e o agricultor, muitas vezes, espera um ano inteiro para colher uma safra. Graças a Deus estamos conseguindo melhorias, inovações, sempre nos aperfeiçoando, buscando novas ideias, variedades e se manter no mercado”.

O Agricultor Destaque concluiu sua fala agradecendo a todos pela iniciativa e afirmando que a mesma funciona como um incentivo para o pequeno produtor familiar, bem como aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos pela passagem do Dia do Colono e do Motorista. “Esse título que estou recebendo aqui, hoje, eu queria dividir com toda a minha família. Eu só estou aqui para receber esse prêmio graças a eles, isso é o conjunto que traz o resultado e quando todo mundo faz um pouquinho o resultado vem e está aí”, enalteceu Fachin.

Também fizeram uso da palavra a secretária da Agricultura, Deise Giotto, que esteve representando o Poder Executivo municipal e a vereadora Silvana De Carli, em nome dos vereadores da Casa Legislativa.

Após o término da solenidade, os convidados foram recepcionados em um coquetel, no Solar Dalva Maitelli Belló, na Câmara de Vereadores. A sessão solene de entrega do certificado de Agricultor Destaque pode ser revista pelo Youtube.

 

Sobre Eduardo Fachin

Filho de Mário e Maria Helena Giachelin Fachin, 74 e 78 anos; Eduardo Fachin nasceu em 4 de setembro de 1982 e é o caçula entre os dois irmãos, Cesar Fachin, 51, e Paula Fachin Manica, 48. Ele despertou o interesse pela agricultura desde cedo, ainda na infância ajudava a família a cuidar dos parreirais, anos depois, auxiliou nas tarefas que envolviam o plantio e a colheita do alho.

O tempo foi passando e a ideia de permanecer no interior só ganhava força. Isso motivado, também e especialmente, pelo irmão, uma vez que os dois trabalham juntos até os dias de hoje. Eduardo casou-se com a farmacêutica Tania Tonello Fachin, de 38 anos, com a qual teve a pequena Antônia Tonello Fachin, de 8 meses.

O carro-chefe da família é o plantio de alho da variedade Chonan, nos 13 hectares de terras arrendadas, no município de Ipê. Segundo Fachin, como o alho funciona em um ciclo que se trabalha o ano inteiro – uma vez que o plantio ocorre em julho, a colheita em dezembro e é necessário mais um mês para a secagem e aproveitamento do bulbo – no período de entressafra é possível conciliar a produção com a da uva.

A cultura da uva é mantida até como uma forma de preservar as tradições, já que o pai de Eduardo teve uma cantina, há alguns anos. A família possui 4,2 hectares de uvas comuns, sendo 1,2 da variedade Isabel precoce e o restante de Bordô.  De toda a forma, os parreirais são muito importantes pois possibilitam continuar com uma pequena propriedade e escalonar as produções dentro da agricultura familiar, além de realizar a rotação de cultura, nas terras em Ipê, para conseguir se manter produtivo todo o ano, afinal, o foco por lá é a qualidade e a sanidade das plantas.

O florense vê o fato de ter sido escolhido como Agricultor Destaque 2024 como um incentivo para continuar investindo na agricultura, em meio a tantos desafios diários e, além disso, espera que esse prêmio sirva de motivação para que outras pessoas se mantenham nesse segmento tão fundamental, que faz a economia de nosso país girar e colocar comida na mesa das pessoas.

 

O processo

A escolha do nome do Agricultor Destaque 2024 ocorreu no dia 24 de abril, data em que a Comissão Especial reuniu-se na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha e avaliou os seguintes critérios, estabelecidos pelo Decreto Legislativo nº 057, de 7 de abril de 2020: ter o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento; aproveitar melhor o uso tecnológico; fazer uso racional e de forma adequada de insumos agropecuários; ter boa participação, devidamente comprovada, em eventos destinados à agropecuária (cursos, palestras, seminários, etc); apresentar boa produtividade, criatividade e diversificação em suas atividades; preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas na propriedade; fazer a destinação correta das embalagens de agrotóxicos e dejetos produzidos na propriedade, e; utilizar práticas que incentivem o jovem a permanecer no meio rural. A Comissão Especial foi composta por um representante da Câmara de Vereadores florense (vereador Diego Tonet); da Secretaria Municipal da Agricultura (secretária Deise Giotto); do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (presidente Ricardo Pagno); do Conselho Municipal da Agricultura, (Daniel Ulian); do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Franciele Zorzi), e; da Emater (Clarissa de Quadros).

O comunicado oficial ao Agricultor Destaque escolhido, Eduardo Fachin, foi feito no dia 6 de junho, pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, Diego Tonet (Progressistas), pelo integrante da Comissão e também vereador, Luiz André de Oliveira (Republicanos), além da Secretária da Agricultura, Deise Giotto; pelo presidente do STR, Ricardo Pagno, e; pelo representante do Conselho Municipal da Agricultura, Jamur Mascarello.

 

Fotos Airton Nery 


Conteúdo Rodapé