07/03/2022

Emater apresenta projeto de preservação da água

Gerente adjunto da EMATER Caxias do Sul ocupou a Tribuna Livre na Casa Legislativa

Após a sessão ordinária desta segunda, dia 7 de março, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha recebeu o gerente adjunto da EMATER regional de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, na Tribuna Livre, que discorreu sobre o tema Proteção e Conservação de Nascentes de Água. Também esteve presente no plenário, o chefe da Emater de Flores da Cunha, Raul Dalfolo, e sua equipe.

Bonatto esclareceu que a Emater é uma empresa privada que tem convênio com o governo do Estado. “Não somos um órgão público, temos também um convênio, um contrato com o município”, explicou.

Conforme o gerente, as propriedades rurais são fundamentais na regulação da vazão dos rios porque elas controlam as enxurradas. “O produtor, além de produtor de alimentos é produtor de água, pois é ele que faz a conservação de água nessas propriedades rurais que vão desembocar nos rios, riachos, e vão muitas vezes alimentar as barragens”, defendeu. As propriedades também podem exercer dois benefícios principais. “Primeiro, contribuir com a diminuição das cheias e segundo, armazenar a água em lençóis subterrâneos e cedê-la lentamente aos córregos e rios, através das nascentes ou disponibilizá-la nos poços furados e perfurados”, afirmou.

Bonatto apresentou o Projeto de ATERS - Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região Sicredi Serrana . Direcionado aos agricultores familiares e as comunidades e povos tradicionais do RS, o projeto visa abranger 11 municípios da região de abrangência da Sicredi Serrana. O intuito é contribuir, mediante ações de ATERS, para conservação dos recursos hídricos e ambientais, por meio da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs, em propriedades rurais.

O gerente também comentou a metodologia das atividades e os investimentos do projeto que terá 70% de fomento da Sicredi em contrapartida de 30% do produtor.

O projeto prevê como resultado a implantação de 11 sistemas completos de captação e distribuição de água, restauração das APPs de 11 nascentes, implantação de 55 sistemas básicos de captação e distribuição de água, elaboração de 66 projetos técnicos, realização de uma reunião técnica (virtual) entre equipes de coordenação e execução do projeto, realização 253 visitas técnicas nas propriedades rurais selecionadas, elaboração de 11 diagnósticos socioambientais, encaminhamento de 77 amostras de água para avaliação laboratorial, realização de uma reportagem de TV para divulgação em rede Estadual e Nacional e elaboração de seis relatórios técnicos físicos-financeiros semestrais.