11/03/2022

Eroni Mazzocchi Koppe recebe certificado de Mulher Cidadã

Homenagem foi entregue pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha

Professora, psicóloga e empreendedora. A atuação da caxiense Eroni Mazzocchi Koppe, 69 anos, no município de Flores da Cunha foi reconhecida na noite desta quinta-feira, dia 10 de março, pela Câmara Municipal de Flores da Cunha. Sua dedicação e seu comprometimento no âmbito da educação e sua contribuição para o desenvolvimento e para a história educacional do município motivaram a indicação à homenagem pela Associação dos Professores de Flores da Cunha.

O vereador Vitorio Francisco Dalcero (MDB) enalteceu a trajetória da homenageada.  “Podemos confirmar que a persistência, a sensibilidade, a perseverança e competência sempre estiveram presente no dia-dia da professora, diretora, e tantas outros cargos ou funções desempenhadas”, afirmou.

A Presidente da Associação dos Professores de Flores da Cunha, Neila Reginatto Baldissera, ressaltou que Eroni é  destaque na sociedade pelo trabalho relevante que sempre realizou principalmente na área educacional. "Nesta semana em que comemoramos o dia da Mulher, a associação sente-se lisonjeada em participar de uma homenagem na qual reconhece, incentiva e divulga o trabalho de uma mulher que teve a educação como marca registrada em sua trajetória profissional", refletiu.

O vice-prefeito de Flores da Cunha, Márcio Rech, abordou a força empreendedora da homenageada. “Desejo sucesso, é uma merecida escolha, certamente será um legado deixado a todas as mulheres para que, cada vez mais, lutem e sejam fortes como você", acentuou.

A homenageada, Eroni Mazzocchi Koppe, falou de sua trajetória e das suas escolhas. “Trabalhei em diferentes instituições exercendo diferentes cargos. Tracei muitos caminhos que me fizeram ser do jeito que sou hoje. Corajosa mesmo com as pernas tremendo e sensível, mesmo que pareça forte. Hoje é dia de agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, ressaltou.

O presidente da Câmara, vereador Angelo Boscari Junior (PDT) descreveu o comprometimento da homenageada. "Eroni representa todas as mulheres que gostaríamos de homenagear, especialmente as mulheres que se dedicam à educação, isto porque trabalho e dedicação sustentam muitas outras qualidades e originam personalidades de caráter forte e determinado", destacou.

Confira o vídeo que narra a história da homenageada.

Trajetória de educação e aprendizagem

Nascida em Caxias do Sul em 28 de março de 1952,Eroni é filha de Angela Maria Palandi e Gracini Mazzocchi. Em 1974 casou-se com Ari Koppe (em memória), com quem teve os filhos Alfredo e Vanessa e os netos Otávio e Maria Eduarda. Foi no ano de 1984, quando Ari abriu sua empresa em Flores da Cunha, que a família decidiu vir morar em Flores da Cunha.

Sua primeira formação foi no Curso Técnico em Contabilidade e logo após seguiu para a PUC, em Porto Alegre, prestar vestibular para Técnicas Comerciais. Das exatas, partiu para a área de humanas, formando-se em Pedagogia e Psicologia, além de diversos cursos de pós-graduação e extensão em Psicopedagogia, desenvolvimento motor, gestão escolar e gestão empresarial. De 1989 a 1994, Eroni foi Secretária Municipal de Educação, nos primeiros quatro anos, a convite do prefeito Alberto Oliveira, e em 1994, atuou com o prefeito Renato Cavagnolli.  Após atuar na secretaria da educação, Eroni foi convidada para retornar a Escola São José de Caxias do Sul como supervisora , função que exerceu por 19 anos.

De uma parceria com as professoras Catiana Baggio e Adriana Facchin na coordenação da escola de educação infantil Metralhinhas, em 1998, surge a Escola Interativa Educação Infantil, Fundamental, Médio e Cursos Livres, por ela dirigida até os dias atuais, desde 2015 com prédio próprio e proposta pedagógica inovadora. E, em 2016, assumiu o compromisso com a comunidade de Antônio Prado, levando sua proposta pedagógica à cidade vizinha onde estabeleceu a primeira filial da escola. Foi secretária do Lions Club de Flores da Cunha, colaborou em entidades comunitárias como a Fenavindima e presidiu o Centro Empresarial na gestão 2010/2011, no qual coordena hoje o Núcleo de Educação, sendo persistente na busca da Escola do Senai, inaugurada no ano passado. Recebeu a Medalha da 52ª Legislatura concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2010, o prêmio de Empreendedorismo Feminino do Centro Empresarial em 2006, o título de Cidadã Florense, pela Câmara de Vereadores, em 2007. E agora, em 2022, recebe o certificado de Mulher Cidadã.