03/03/2022

Eroni Mazzocchi Koppe receberá certificado de Mulher Cidadã

Homenagem será no dia 10 de março e teve indicação da Associação dos Professores

A vida de quem ensina é uma trajetória repleta de aprendizado. A profissão de educadora marca a trajetória da homenageada com o certificado de Mulher Cidadã em 2022. Indicada pela Associação dos Professores de Flores da Cunha, Eroni Mazzocchi Koppe, que recebe a homenagem da Câmara Municipal de Flores da Cunha na próxima quinta-feira, dia 10 de março, a partir das 19h, na sala de Sessões Olindo Carlos Toigo.

Nascida em Caxias do Sul em 28 de março de 1952, filha de Angela Maria Palandi e Gracini Mazzocchi, lembra das primeiras lições aprendidas com os pais. “Meu pai sempre dizia: procure ser alguém que seja dona da sua própria vida. Ele sempre ensinou que o trabalho fazia bem, não só no sentido material, mas ele dizia no sentido da formação humana da gente. Meu pai e a minha mãe deixaram marcas bem importantes na minha personalidade, na pessoa que eu sou hoje e que fui durante toda minha vida”, recorda Eroni.

A habilidade adquirida com a matemática, levou à sua primeira formação no Curso Técnico em Contabilidade e logo após seguiu para a PUC, em Porto Alegre, prestar vestibular para Técnicas Comerciais, selecionada entre mais de 400 inscritos para as 40 vagas. “Isso fez uma diferença muito grande na minha vida, não era comum na época para uma menina sair de sua cidade e fazer faculdade fora, então isso teve realmente um peso muito grande na minha vida e nas minhas escolhas”, conta. Das exatas, partiu para a área de humanas, formando-se em Pedagogia e Psicologia, além de diversos cursos de pós-graduação e extensão em Psicopedagogia, desenvolvimento motor, gestão escolar e gestão empresarial.

Em 1974 casou-se com Ari Koppe (em memória), com quem teve os filhos Alfredo e Vanessa e os netos Otávio e Maria Eduarda. Foi no ano de 1984, quando Ari abriu sua empresa em Flores da Cunha, que a família decidiu vir morar em Flores da Cunha.

De 1989 a 1994, Eroni foi Secretária Municipal de Educação, nos primeiros quatro anos, a convite do prefeito Alberto Oliveira, e em 1994, atuou com o prefeito Renato Cavagnolli. Foi responsável por grandes ações no setor, como a aquisição da Escola Municipal São José, instituição da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, criação do Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando, a implantação do Conselho Municipal de Educação, entre outros. “Embora faça mais de 20 anos, aquela gestão foi uma gestão que mudou a educação da nossa cidade. Não digo que tenha sido somente eu, isto foi de um grupo, mas o fato da centralização das escolas, do transporte escolar no interior, todos esses projetos foram pensados naquele momento”, recorda. Após atuar na secretaria da educação, Eroni foi convidada para retornar a Escola São José de Caxias do Sul como supervisora , função que exerceu com capacidade e liderança, por 19 anos.

Sua vida empresarial iniciou com uma grande proposta feita por um grupo de pais que observou seu potencial empreendedor, reconhecido pela parceria com as professoras  Catiana Baggio e Adriana Facchin na coordenação da escola de educação infantil Metralinhas, A partir desta proposta, em 1998, surge a Escola Interativa Educação Infantil, Fundamental, Médio e Cursos Livres, por ela dirigida até os dias atuais, desde 2015 com prédio próprio e proposta pedagógica inovadora. E, em 2016, assumiu o compromisso com a comunidade de Antônio Prado, levando sua proposta pedagógica à cidade vizinha onde estabeleceu a primeira filial da escola.

Sua atuação na comunidade florense foi além da educação. Foi secretária do Lions Club de Flores da Cunha, colaborou em entidades comunitárias como a Fenavindima e presidiu o Centro Empresarial na gestão 2010/2011, no qual coordena hoje o Núcleo de Educação, sendo persistente na busca da Escola do Senai, inaugurada no ano passado.

Seu comprometimento com as causas sociais e educacionais teve reconhecimento. Recebeu a Medalha da 52ª Legislatura concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano de 2010, o prêmio de Empreendedorismo Feminino do Centro Empresarial em 2006, o título de Cidadã Florense, pela Câmara de Vereadores, em 2007. E agora, em 2022, recebe o certificado de Mulher Cidadã. “A ocupação do espaço do feminino na sociedade é muito importante. Nós temos muito a contribuir e isso é o que eu deixaria como mensagem para as mulheres, que como eu já várias receberam esta honraria, que sigam ocupando seu espaço na sociedade. Não tenham medo de se colocar, não tenham medo de falar, não tenham medo de ser. Sigam este legado da inclusão feminina na sociedade”, afirma.