17/12/2019

Fibromiálgicos terão atendimento preferencial.

Fibromiálgicos terão atendimento preferencial....

Na sessão desta segunda-feira, 16 de dezembro, os vereadores aprovaram a Nova Redação ao Projeto de Lei Complementar nº013/2019, de autoria do Vereador Claudete Gaio Conte (PDT), que inclui, no atendimento prioritário, portadores de fibromialgia. A fibromialgia foi reconhecida pela Câmara dos Deputados como síndrome crônica incapacitante que causa muita dor e sofrimento. O principal sintoma é dor musculoesquelética difusa e crônica. No entanto, o paciente com fibromialgia pode apresentar diversas outras alterações, como fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos. Todos os sintomas são causa de incapacidades e alterações na qualidade de vida. Os avanços científicos identificaram anomalias psicológicas e sociais na fibromialgia, mas não se determinou ainda a sua etiologia, apesar de ser um problema clínico e socialmente importante. Cabe salientar que são do grupo de atendimentos preferenciais, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).