18/08/2021

Forlin aborda Lei Geral da Proteção de Dados

Vereador também comentou sobre a valorização das startups

No Grande Expediente da sessão da última segunda, o vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) comentou sobre a regularização da Lei Geral da Proteção de Dados, que tem o objetivo de devolver aos cidadãos o controle sobre seus dados pessoais e, ao mesmo tempo, impor regras estritas para todos os que armazenam e processam esses dados em qualquer lugar do mundo. O parlamentar sugeriu que o tema possa ser debatido dentro do projeto Sala do Empreendedor, lançado pelo Executivo.

O vereador destacou que todos devem se regularizar: pessoas, empresas e órgãos públicos, lembrando que o movimento teve início após uso caso do uso de dados pessoais colhidos em uma rede social. “Nesse momento, foi percebido o quão frágil eram as práticas que regulavam esse tipo de atuação e como nossos dados pessoais estavam à mercê de pessoas, ou organizações, nem tão bem intencionadas assim”, frisou. O vereador destacou ainda a privacidade quanto a crianças e adolescentes e frisou que o poder público deve estar atento e promover o assunto.

O vereador também abordou o tema do empreendedorismo por meio da criação de startups, indicando que seja um tema abordado pela Administração Municipal por meio do projeto Sala do Empreendedor. “Acredito que nós podemos trazer para o município e trazer investidor, proporcionar investimentos no município. Temos um potencial fortíssimo de turismo vindo, alavancando aos poucos um trabalho já de longa data. Mas eu acredito muito no nosso potencial. O município hoje tem um panorama muito bonito para se desenvolver fortemente a questão do turismo e talvez essa parte de startup venha explorar uma parte que ainda não está sendo explorada”, sugeriu.