Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
30/09/2021

Hilário Sgarioni é reconhecido como Cidadão Benemérito

Homenagem da Câmara distingue atuação política, social e comunitária

COMPARTILHAR

“Um presente muito especial para o meu aniversário”. Assim, seu Hilário Sgarioni, que completa 83 anos no dia 1º de outubro, começou o seu discurso de agradecimento pelo título de Cidadão Benemérito, entregue nesta quinta-feira, pela Câmara de Vereadores da Flores da Cunha. A homenagem, de autoria da bancada do Progressistas, foi concedida por meio do decreto Legislativo nº 61, do dia 9 de setembro de 2021, e reconhece os relevantes serviços de Sgarioni, no setor político, social e comunitário da cidade.

A noite de reverências a Sgarioni, iniciou com a apresentação de um vídeo que retratou a história e o perfil do homenageado e que pode ser conferido no link: https://youtu.be/2Ggi5HwPorY 

A vereadora Silvana De Carli se pronunciou em nome da bancada do Progressistas e destacou as ações de Hilário, reconhecendo principalmente sua amizade e dedicação. Amigo de todos, nunca fez inimizades com ninguém, sempre muito prestativo e dedicado. A população tem o privilégio de conviver contigo. Todas as pessoas que passaram por ti nas diversas entidades onde se dou, trabalhou, dedicando anos e anos de sua vida. Cada uma delas, sem dúvida, conheceu uma parte do Hilário”, disse. Silvana destacou ainda a repercussão da homenagem. “Nos últimos dias percebemos o reconhecimento da cidade através das redes sociais e da imprensa falando de você e comentando o quanto você é especial e querido por esta população”, frisou. 

O prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, destacou a vitalidade e o empenho de Hilário. “O Hilário valoriza o tempo, parece que tem 120 anos pela trajetória de tantas ações e ações tão distintas. Com seu jeito, me chamou muito atenção que ele disse no vídeo que  não tem inimizade com ninguém. Que bom chegar a essa altura da vida e poder dizer isso, ter um bom relacionamento com todos, este é um dos grandes méritos. Como é bonito ver a marca que o senhor deixou em Flores da Cunha. Uma pessoa que trata a todos de forma igualitária”, destacou.

De poucas palavras, o homenageado da noite, reforçou, que sempre pensou no melhor para o município de Flores da Cunha. “Em todos os desafios assumidos sempre trabalhei com dedicação, às vezes deixando minha família de lado, sempre pensando no melhor para o município. Tudo que sempre fiz foi por amor e por querer nossa cidade progredindo. Recebo esta homenagem com muita gratidão. Agradeço minha família que sempre me apoiou, minhas filhas e meu neto, infelizmente há cinco anos estou sem a minha esposa. Agradeço as mensagens recebidas pelas entidades”, agradeceu.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clodomir José Rigo encerrou a sessão confirmando a gratidão da Casa Legislativa aos serviços e a dedicação de Sgarioni. “ Desejamos que esta homenagem confirme a gratidão, o respaldo e o reconhecimento que a comunidade tem como senhor, que é um cidadão que sempre buscou o bem e trabalho pelo progresso da nossa querida Flores da Cunha”, finalizou. 

Clique para conferir todas as fotos
 

A Trajetória de Sgarioni

Filho de Maria Ortigara e Avelino Sgarioni, Hilário nasceu no dia 1º de outubro de 1938, na comunidade de São Roque. Ainda criança, mudou-se para o centro da cidade para ajudar seu cunhado a cuidar dos filhos. Casou-se com Marli Pradella (in memoriam), em 11 de setembro de 1965, com quem teve duas filhas: Fabiana e Marisilvia, mãe do seu neto Douglas Giachelin.

Sgarioni teve uma vasta atuação. Aos 18 anos serviu o exército pelo Batalhão Ferroviário. Foi um grande entusiasta do comércio central da cidade, quando abriu o Bar e Restaurante Central, a Lancheria Dutra, a Galeria dos Brinquedos Dutra, a Galeria dos Presentes Dutra, a Bomboniere e o Cine Central. Sgarioni foi também responsável pela implantação da Rodoviária em Flores da Cunha, onde atuou como agente por muitos anos. 

Também na área cultural, ainda adolescente, em 1952 quando estudou na escola São José, foi idealizador da banda e a presidiu de 1952 a 1958. Mais adiante, em 1964, ajudou na fundação da Banda Florentina, entidade em que atuou por dez anos e chegou a se apresentar tocando bumbo. Por 14 anos, Sgarioni foi o responsável por transportar o Fogo Simbólico que era levado de Antônio Prado, via balsa, até Caxias do Sul.

Sua religiosidade, o levou a se dedicar às atividades da Igreja. Na década de 1970, participou do Conselho Paroquial e idealizou as galerias da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, oportunidade em que acompanhou todas as etapas do projeto, como diretor de obras da Prefeitura Municipal. Foi, por diversas vezes, festeiro. Quando mais jovem era responsável pela coleta de doações para estes eventos.

No esporte, primeiro dedicou-se como atleta. No vôlei, foi campeão pelo Grêmio Esportivo São Luís e pela Brigada Militar. No futebol, jogou pelo time amador do Grêmio Esportivo São Luís, Grêmio Esportivo Paduense e Palmeiras do Travessão Carvalho. Em seguida passou a atuar como dirigente do São Luís, sendo um dos responsáveis pela construção da primeira sede da instituição. Foi Presidente do Grêmio Esportivo Independente por três gestões (1977, 1978 e 1980) e foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do Clube, de 1987 a 1994, quando a nova sede foi construída. Presidiu o Lions Clube de Flores da Cunha por três gestões. Sgarioni atuou ainda em quatro edições da Festa Nacional da Vindima, sendo diretor social em duas edições e responsável pelos espaços em outras duas edições. Foi Presidente da Sociedade Recreativa Aquarius por 33 anos. Por três anos foi Presidente do Clube dos 3LS composto por trinta casais. Participou da direção da APAE e do Consepro.

Na política destaca-se sua atuação como vereador por dois mandatos, 1969 a 1972, pelo Arena, e 1983 a 1987, pelo PDS, e como subprefeito do primeiro distrito e mestre de obras de 1973 a 1977, na administração do Prefeito Raymundo Paviani. No ano de 1983 foi Presidente da Câmara de Vereadores e participou ativamente, juntamente com o Prefeito Angelo Araldi, da compra do imóvel que pertencia aos Irmãos Lassalistas, onde é hoje o Centro Administrativo Municipal. Em 2014, foi homenageado como presidente de honra do Partido Progressistas.

 

Principais atividades:

1952 a 1958 - Presidente da Banda da Escola São José

1962 a 1969 - Presidente do Clube 3 LS

1973 a 1976 - Conselho Paroquial - Idealizador das Galerias, Estátua de São Pedro e Mestre de Obras

1973 a 1977 - Subprefeito e Mestre de Obras

1964 a 1974 - Presidente da Banda Florentina

1955 a 1965 - Grêmio Esportivo São Luiz (Obras, tesoureiro e Diretor Social)

1969 a 1972 - Vereador (Arena)

1983 a 1987 - Vereador (PDS)

1980 a 1981, 1986 a 1987 e 1988 a 1989 - Presidente do Lions Club

1985, 1986 e 1990 - Presidente do PDS

1977, 1978 e 1980 - Presidente do Clube Independente

1987 a 1994 - Vice-presidente do Conselho Deliberativo do Clube Independente

1982 a 2015 - Presidente da Sociedade Recreativa Aquarius

 

Conteúdo Rodapé