01/04/2022

Inaugurada Galeria das Vereadoras

Espaço homenageia nove mulheres que assumiram o legislativo ao longo de 87 anos

Desde a primeira legislatura da Câmara Municipal de Flores da Cunha, em 1935, 200 vereadores, entre titulares e suplentes, passaram pelo legislativo florense. Entre eles, apenas 4,5% foram mulheres, ou seja, um total de nove vereadoras em 87 anos. Para dar  visibilidade à atuação feminina na política florense, a Câmara de Flores da Cunha inaugurou, quinta-feira, dia 31, junto ao espaço Memória do Legislativo, a Galeria das Vereadoras.

Na sessão, os vereadores da 19ª Legislatura cederam suas cadeiras para as ex-vereadoras e a solene foi conduzida pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas) para simbolizar que em 19 legislaturas, a quantidade de mulheres vereadoras completaria apenas uma gestão. No início da sessão foi apresentado um vídeo com depoimentos das vereadoras. Confira aqui.

A proposta da resolução é de autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas) e foi aprovada por unanimidade no plenário, no dia 14 de março. A vereadora ressaltou que a criação da Galeria é um passo de muitos que ainda devem ser dados e que a ação tem a função de tornar o caminho mais fácil para as próximas mulheres. “Tem uma palavra que vem ganhando destaque: sororidade, que nada mais é que mulheres se apoiando. É sermos como irmãs, sempre respeitando a individualidade e a opinião de cada uma, mas juntas defendendo as mesmas causas. Juntas a nossa voz ecoa mais longe, pois ecoa com mais empatia e mais amor”, refletiu.

O prefeito de Flores da Cunha César Ulian parabenizou a vereadora Silva pela iniciativa de criar a galeria e reconheceu o trabalho das vereadoras. “É um impulsionamento que aala feminina recebe pra fazer esse trabalho. É um diferencial ter um ponto de vista feminino no momento das decisões. Vocês fizeram história no nosso município, nas nossas leis nas criações de projetos, o toque feminino dá o toque especial", comentou.

A vereadora Odilla Anna Oldra, que faleceu em 1987, esteve representada na sessão pela sua sobrinha e afilhada Jussara Zenatto Tronco. A galeria é integrada pelas quatro vereadoras titulares Dolores Maria Soldatelli, Renata Zorgi Lusa, Claudete Gaio Conte e Silvana De Carli e pelas cinco suplentes Odila Anna Oldra, Sonia Beatriz Montanari, Graciosa Oliva Caldart Venturini, Mari Siqueira da Silva e Bernardina Sandi. As fotos das vereadoras levam um QR CODE que direciona para a página que apresenta o histórico de cada uma delas no site camaraflores.rs.gov.br.