05/07/2021

Jaqueline Guerra defende criação de Conselho da Mulher

Na Tribuna Livre, suplente de vereadora abordou a importância de políticas para as mulheres

Nesta segunda-feira, dia 5, após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, a gerente financeira e suplente de vereadora Jaqueline Guerra Zanella, representando as mulheres florenses, ocupou a Tribuna Livre para apresentar a importância da criação e da instituição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o município.

Jaqueline apresentou dados levantados junto a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher levantados em Flores da Cunha. “Flores da Cunha 29 ameaças, 14 lesões corporais, 6 vias de fato, 2 injúrias e 36 medidas protetivas, totalizando 74 registros nos seis primeiros meses do ano”, afirmou.

Para Jaqueline a criação do conselho da mulher vem com o objetivo de eliminar algumas formas de discriminação. “O conselho vem para evitar que a gente precise chegar à Lei Maria da Penha. São muitas mulheres que não fazem a denúncia, muitas têm medo ou querem manter seu padrão de vida. Precisamos estimular e apoiar o estudo e o debate das condições dessas mulheres em todas as esferas para que se forme uma rede de apoio”, defende. Hoje no Rio Grande do Sul, 94 cidades têm o Conselho Criado. “Flores está na vanguarda e se tornaria o 95º município a criar o conselho”, explicou.

Jaqueline apresentou ainda um vídeo com depoimentos de oito mulheres florenses, representantes de entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Nossa Senhora de Fátima, Polícia Civil, além do presidente da CDL,  a favor da criação do Conselho. “Muitas vezes não adianta solucionarmos o aspecto criminal, precisamos recuperar a autoestima e dar suporte às vítimas”, defendeu no vídeo a delegada Aline Martinelli, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.