01/07/2021

João Vignatti é Cidadão Florense

Câmara concedeu o título nesta quinta em Sessão Solene

Pelos 60 anos que viveu e atuou na área vinícola de Flores da Cunha, o enólogo João Vignatti, 85 anos, recebeu nesta quinta-feira, dia 1º, o título de Cidadão Florense. A homenagem dedicada pela Câmara de Vereadores, é de autoria do vereador Ademir Antonio Barp, oficializada pelo Decreto Legislativo nº 060/2021 e reconhece a importante trajetória do enólogo no município e na região.

No início da cerimônia foi exibido um vídeo que conta a história de João Vignatti. Natural de Santa Tereza, distrito de Bento Gonçalves, formou-se pela Escola de Enologia de Bento Gonçalves em 1963. Atuou na Granja União, na Companhia Rio Grandense, na Cooperativa Santo Antônio, na Vinhos Mioranza, além de prestar seus serviços para diversas  outras cantinas da região. Sua experiência e trajetória tiveram merecido reconhecimento. Em 1994, participou do Congresso Internacional de Viticultura, no Chile. Em 2001 foi agraciado com o troféu Vitis Enólogo Destaque pela Associação Brasileira de Enologia. Em 2016 foi homenageado como Amigo do Vinho pelo Concurso Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Em 2020, participou da alegoria Mestres do Vinho na Fenavindima, reconhecido como o enólogo mais antigo do município.

Autor do projeto, o vereador Ademir Barp destaca a importância da homenagem. “Quando começamos as tratativas da elaboração do projeto sabíamos da importância deste título dedicado a pessoas que contribuem para o município, pessoas como Seu João que nasceram em outras comunidades mas que escolheram Flores da Cunha para viver. Seu João, desde muito jovem veio para Flores da Cunha, e com muito trabalho, respeito e responsabilidade construiu um legado não só para Flores da Cunha, mas dentro do setor vinícola gaúcho e brasileiro”, afirmou o vereador que também é enólogo e que em 1999, foi convidado a dar continuidade ao trabalho de Seu João na Cooperativa Santo Antonio.

Em nome da família, o filho de Vignatti, Ricardo Luis (Bacana), agradeceu a dedicação do pai e elogiou sua trajetória. “Sempre presente na família com paciência e serenidade enfrentou todos os desafios da sua vida com muita propriedade. Também lembro que, na ausência da mãe por motivos de saúde, tudo era gerenciado por ele. Obrigado por mostrar tanta resiliência com muita atenção e carinho. Nunca deixou faltar nada”, frisou.

O prefeito municipal César Ulian manifestou-se orgulhoso pela dedicação de Vignatti ao município. “Santa Tereza nos deu de presente uma grande pessoa de olhar sorridente e companhia leve. Hoje conversei com algumas pessoas do contato do Seu João e todos traziam este sentimento agradável de estar com o senhor. João Vignatti é uma pessoa que harmoniza, pertence a uma boa safra e sua sabedoria é de guarda. Desde que o município o conhece, a imagem de seu João é sempre associada ao vinho, às taças e aos brindes. É a isso que brindamos hoje”, reconheceu.

Homenageado da noite, Vignatti se pronunciou emocionado. “Não vou conversar muito, mas quero dizer como o vinho chegou até onde chegou. Hoje nossa região é uma das mais qualificadas do Brasil pois é específica para adaptação dos nossos vinhedos. Vou lembrar sempre de Flores da Cunha. Estou muito agradecido pela honra de ser Cidadão Florense”, destacou Vignatti.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clodomir José Rigo, disse que a homenagem confirma a gratidão e o respaldo da comunidade florense pela trajetória do enólogo. “Seu João Vignatti deixa seu nome nos registros históricos desta Casa, permitindo que o título a ela concedido fique eternizado pela trajetória construída, com certeza contribuindo para que o nosso município seja sempre o Maior Produtor de Vinhos do país”, concluiu.

Confira as fotos do evento.

Fotos: Shamila Carpeggiani