12/02/2019

José Vieira de Brito será homenageado com denominação de praça no bairro União.

José Vieira de Brito será homenageado com denominação de praça no bairro União....

Na sessão desta segunda-feira, 11 de fevereiro, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 060/2018, de autoria do Vereador Samuel de Barros Dias (PTB), que denomina de Praça José Vieira de Brito a praça pública localizada no bairro União.

Quem foi José Vieira de Lima?

Entre as décadas de 1930 e 1947 a família de José Vieira de Brito, proveniente do hoje, município de São Francisco de Paula, chegou a Flores da Cunha e instalou-se num casarão defronte à casa da Família Mambrini, no centro da cidade.
O casal, Sr. José Vieira de Brito e Sra. Olívia Maria Bernarda de Brito, teve 10 filhos: Domingos, Rosália, José, João, Paulo, Luiz, Lúcia, Isabel, Miguel e Teresinha, sendo apenas os três últimos nascidos em Flores da Cunha.
     Durante a gestão do Intendente Municipal, Dr. Antônio Tasis Gonzáles, o Sr. José Vieira de Brito foi convidado, pelo próprio intendente, a trabalhar na escola do Travessão Alfredo Chaves, como professor. A escola estava localizada na área rural do município.
     Nessa mesma época, a família de José Vieira de Brito recebeu a doação de um terreno do então intendente, às margens da estrada vicinal, que ligava a sede do município ao interior rural, pelo lado oeste.
Com a doação, o casal Brito estabeleceu-se, construiu a casa e fixou residência de forma definitiva no município de Flores da Cunha.
     Com o passar dos anos os filhos foram constituindo famílias e construindo suas próprias casas, no entorno da casa paterna. Por consequência disso, o local ficou conhecido como Vila Brito ou Vila dos Britos, atualmente denominada Bairro União.
     De origem humilde, honesta e de boa índole e bom convívio social a família Brito é considerada a primeira família que fixou residência definitiva numa comunidade com cultura muito diferente da sua, inclusive a língua, o que não impediu que a família Brito se aculturasse rapidamente, adotando além dos usos e costumes, o dialeto Vêneto. Cabe aqui ressaltar que a família Brito sempre foi, e continua sendo, muito querida e respeitada pela população do município.