Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
11/11/2021

Jovens apresentam suas demandas na Sessão Plenária do Estudante

Evento encerrou as atividades do programa Vereador Por Um Dia

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, 14 estudantes de 8º e 9º ano participaram da Sessão Plenária do Estudante, instituída pela lei municipal nº 3135, de 26 de agosto de 2014. A atividade encerra as ações da edição de 2021 do programa Vereador Por Um Dia.

O presidente da Câmara, vereador Clodomir José Rigo, deu início a sessão e refletiu sobre o objetivo do projeto na construção da cidadania “Um dos objetivos deste programa aos jovens estudantes é o conhecimento e o despertar do interesse pela atividade política, para que se possa cada vez mais ter pessoas de bem envolvidas na política", afirmou.

O vereador Diego Tonet se pronunciou em nome dos colegas vereadores e falou da importância do envolvimento dos jovens na política. “Ser vereador por um dia como é o caso de vcs é uma responsabilidade grande, é um desafio que requer muita  dedicação e trabalho, mas que nos traz uma gratidão imensa qdo conseguimos auxiliar nossa comunidade. Gostaria de dizer para que não olhem para a política com desprezo, afinal a política é importante, necessária para evolução de uma cidade, estado ou país", refletiu.

O prefeito César Ulian certificou que dará atenção às indicações propostas na sessão. "Com certeza vocês terão muito a contribuir com o nosso município, com as comunidades e escolas de vocês. Fica o convite para que vocês se envolvam com a política e decidam ser protagonistas das mudanças que vocês desejam que aconteçam. Estarei atento para acompanhar todas as ações, reivindicações e melhorias que vocês irão apresentar", atestou.

A sessão plenária do estudante simula uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores e é destinada à apresentação das proposições dos estudantes. Após realizar a posse dos jovens vereadores por um dia, a sessão foi conduzida pela presidente presidente, Bianca Gaio Conte (Escola Antônio de Souza Neto), acompanhada pela pela vice-presidente, Letícia Polito Kuffel (Escola Francisco Zilli), pela 1º secretário Jorge Miguel Souza Dias (Escola Leonel de Moura Brizola) e 2ª secretária Júlia Pelizzer (Escola São Rafael). 

No pequeno expediente, os estudantes abordaram temas de seu interesse como alargamentos e pavimentações de estradas próximos às suas escolas e bairros, obras nas escolas, transporte coletivo, implantação de bicicletários nas escolas, sugestão de projetos de educação financeira e autodefesa nas escolas, criação de posto móvel de saúde, incentivo à leitura, criação de oficinas de teatro, dança e música na Casa da Cultura Flávio Luís Ferrarini, sugestão projetos voltados à saúde mental dos alunos, entre outras reivindicações.

Grande expediente

Oito vereadores fizeram uso da tribuna para tratar com amplitude de suas proposições. Confira as principais citações dos vereadores:

“A sinalização em frente à Escola Tiradentes é de grande importância, em primeiro lugar pela segurança dos alunos e dos professores e da equipe da escola, ainda mais porque já houve um acidente em frente à escola, que poderia ter sido evitado se houvesse um redutor de velocidade instalado no local”.

Angélica Vieira Bassanesi, Escola Tiradentes

“Juntamente com a colaboração e apoio de algumas pessoas, fizemos uma pesquisa, a qual nos mostrou os motivos que levaram a estas pessoas a interromperem os estudos. A pesquisa foi respondida por vinte e duas pessoas, a maior parte, pais de alunos da Escola Leonel de Moura Brizola, a qual estudo. 59,1% das pessoas disseram que a falta de estudos afetou e afeta suas vidas hoje em dia; 40,9% disseram que a falta de estudos não afetou em nada suas vidas. 86,4% falaram que gostariam de finalizar os seus estudos; E 13,6% falaram que não retomariam seus estudos". 

Jorge Miguel Souza Dias, Escola Leonel de Moura Brizola

“Aproveito a oportunidade para apresentar uma sugestão de atividade que pode ser realizada nas escolas do município: O Projeto Pais no Trânsito. O projeto tem o objetivo de acompanhar a saída dos estudantes no turno da tarde, zelando pela segurança no trânsito e monitorando o entorno da escola; garantindo, diariamente, a segurança de 350 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael do município de Flores da Cunha”. 

Júlia Pelizzer, escola São Rafael

“Atualmente, a educação é, ou deveria ser, prioridade para qualquer ser humano, tenha ele experiência ou não na área do ensino. Segundo dados de 2018, do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), o Brasil ocupa a quinquagésima terceira posição no ranking de educação mundial, entre cerca de 65 países avaliados. Isso é extremamente preocupante, e acontece devido a inúmeros fatores”.

Letícia Mainardi Rosentalski, Escola Professor Targa

“A Escola Municipal Francisco Zilli buscando a valorização da cultura e preservação do patrimônio histórico e cultural de Otávio Rocha propõe a revitalização da Cantina Slaviero. A Cantina Slaviero está localizada numa área central do distrito, podendo ser um cartão de visitas, porém, pelo seu estado de conservação que está péssimo, acaba sendo um aspecto estético negativo. Todavia, para além da contribuição estética, a Cantina Slaviero pode ser um excelente espaço de divulgação da cultura, lazer e produtos locais, amparando diversas atividades de valorização da cultura e do comércio”. 

Letícia Polito Kuffel, Escola Francisco Zilli

“A criação do Serviço de Assistência Psicológica e Social (SAPS) tem como objetivo atenuar gradativamente as problemáticas da saúde mental, através do acompanhamento profissional dentro das escolas, realizar a campanha do Janeiro Branco, fazendo assim que ela seja implantada em todos os meses de uma forma eficaz e contínua”.

Vitoria dos Reis Moreira, Escola Tancredo Neves

"A amizade verdadeira é um dos mais belos sentimentos que existem, aquece nossos corações, conforta nossas almas e oferece afeto sem esperar nada em troca. Todos nós temos em nossa memória pessoas que marcaram positivamente nossas vidas, através de sua amizade e da alegria proporcionada por sua companhia".

Bianca Gaio Conte - Escola Antônio de Souza Neto

As indicações e manifestações dos vereadores foram documentadas e entregues ao vereador Carlos Roberto Forlin, integrante da Comissão Especial destinada a organizar o Programa Vereador por um Dia para a Comissão Especial do Vereador Por Um Dia, que fica responsável por encaminhá-las ao prefeito municipal.

Conheça os participantes:

Angélica Vieira Bassanesi - Escola Tiradentes

Bianca Gaio Conte - Escola Antônio de Souza Neto

Camila Moschen Olioni - Escola Frei Caneca

Dianelise Andriolla - Escola Rio Branco

Érica Mattje Zampieri - Escola 1º de Maio

Jorge Miguel Souza Dias - Escola Leonel de Moura Brizola

Julia Caldart Bulla - Escola Interativa

Júlia Pelizzer - Escola São Rafael

Letícia Mainardi Rosentalski - Escola Professor Targa

Letícia Polito Kuffel - Escola Francisco Zilli

Luiza Verdi Stuani - Escola São José

Manuela Tonin Marini - Escola Professor Pedro Cecconello

Sophia Hellena Biondo de Souza - Escola Antônio Soldatelli

Vitoria dos Reis Moreira - Escola Tancredo Neves

Fotos: Luizinho Bebber
 

Conteúdo Rodapé