25/10/2021

Liga Feminina apresenta ações do Outubro Rosa na Tribuna Livre

Entidade falou sobre a importância da campanha de prevenção do câncer de mama

Na Tribuna Livre desta segunda, dia 25, o Outubro Rosa esteve em evidência. A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Arlete Boz Tronco, utilizou o espaço para falar sobre a importância das ações preventivas para tratamento precoce do câncer de mama. Além disso, a Arlete falou das ações e atividades desenvolvidas por suas voluntárias e em parceria com a Secretária Municipal da Saúde.

Arlete iniciou explicando o principal propósito da criação da Liga no município. “A liga tem o objetivo principal conscientizar a população na prevenção, sendo que nos casos em que os pacientes já diagnosticados com a doença recebem o amparo psicológico, diferenças de exames e amparo em medicações e alimentos”, explicou.

Além de destacar as ações da instituição, a presidente destacou que hoje atuam 43 voluntárias na entidade que conta com 34 pacientes ativos que recebem tratamento junto ao Centro De Saúde Irmã Benedita Zorzi, na sala cedida gratuitamente pela prefeitura. “Lá é onde nosso paciente pode nos procurar. Temos uma equipe de voluntárias que trabalham e acolhem os pacientes. Quando a pessoa tem o diagnóstico de câncer, o acolher, conversar, pegar na mão, o ficar ouvindo a sua angústia é muito importante. E isso nossas voluntárias fazem muito bem”, frisou.

A presidente comentou ainda sobre as atividades que tiveram que ser pausadas pela pandemia, como o atendimento na sala em 2020 e o jantar da Solidariedade e falou sobre as ações que puderam ser promovidas. “Nossa principal ação se focou no Outubro Rosa. No ano passado fizemos uma carreata e neste ano, que já tinha mais liberação, fizemos a caminhada em agradecimento pela vida, que encerrou com uma missa na Matriz, evento que contou com o reforço da Secretaria da Saúde e do Hospital Fátima, em que soltamos balões dentro da igreja representando as vítimas da Covid-19 no município, símbolo da vida, do agradecimento de podermos estar aqui”, destacou.

Arlete falou sobre a parceria com entidades que dão apoio financeiro a Liga, além de outras formas de arrecadação como o Bazar de roupas novas e usadas. “No final de semana do dia 16 realizamos o feirão da Liga que resultou em um valor acima de R$ 10 mil. Tudo isso vem somar para a Liga”, contou.

O atendimento na sala junto ao Centro de Saúde funciona às terças pela tarde. No bazar, que funciona na Galeria da Paróquia, o atendimento é nas quartas, quintas e sextas à tarde. “Gostaria de destacar que nós atendemos homens e mulheres, crianças, Apesar do nome de Liga Feminina, somos uma ONG que atende a todos. Dar amor e carinho é o que a Liga mais faz”, finalizou.

Doações para entidade podem ser feitas por meio do Pix com a chave: 05330134000194 .