20/04/2021

Luiz André de Oliveira aborda os benefícios da prática de atividades físicas

Vereador apresentou dados e informações sobre a prática de exercícios desde a infância até a vida adulta

O vereador Luiz André de Oliveira utilizou a tribuna na última segunda para falar sobre a importância da atividade física na vida das crianças. Segundo o vereador, a infância é uma das fases mais importantes do ciclo de vida, pois é quando ocorre o desenvolvimento psicológico e de habilidades motoras. “Nos primeiros anos de vida são construídos os alicerces que vão influenciar positivamente por toda a vida adulta. A infância é vista por muitas pessoas como um período de muita alegria, brincadeiras, onde não existem preocupações nem obrigações”, refletiu.

O vereador destacou que a infância sonhada por muitos não é realidade de todos. “Muitas delas encontram-se em situações de risco como a miséria, a violência, inclusive violência sexual entre outros tipos de situações que proporcionam às crianças experiências muitas das vezes traumáticas que vão incidir de forma negativa em suas vidas”, disse. E lembrou que existem pequenos gestos que podem levar as pessoas a terem boas práticas ao longo da vida, como a prática da atividade física. “Sabe-se que a atividade física regular, quando bem orientada, pode ajudar na prevenção e tratamento de inúmeras doenças trazendo o bem-estar para quem a pratica, melhorando os fatores sociais e psicológicos. Uma infância ativa não é garantia de saúde na vida adulta, visto que são muitas as mudanças no processo de desenvolvimento de um indivíduo, mas a prática de atividade física deve ser constante na vida de uma pessoa, uma vez que o sedentarismo é fator de risco para a saúde física e mental”, descreveu.

Oliveira destacou dados em que a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que os benefícios de uma vida saudável podem ser vistos de forma imediata ou em longo prazo.  “Seus benefícios podem ser vistos sobre vários aspectos, como aspectos físicos, psicológicos, sociais, dentre outros. Do ponto de vista da saúde, a prática de atividade física está relacionada à prevenção ou até tratamento de inúmeras doenças. Independentemente da fase em que a em que se encontra a atividade física pode trazer inúmeros benefícios para quem a pratica”, atestou.