25/08/2021

Luizzão sugere criação de hortas urbanas nas escolas

Vereador comentou a criação de projeto piloto na escola Frei Caneca com o intuito de estimular o consumo de orgânicos

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) utilizou a tribuna durante o grande expediente da última sessão da Câmara Municipal no dia 23 de agosto para divulgar sua proposta de criação de hortas urbanas nas escolas do município. A ideia do vereador é levar o projeto ao Executivo para que possa ser desenvolvido junto às escolas do município, cultivando produtos sem agrotóxicos e criando composteiras.

O vereador acredita que o trabalho no cultivo estimule que as crianças consumam mais  legumes e verduras. “Aos poucos elas vão se sentir incentivadas em consumir aquilo que elas estão cultivando”, frisou. O projeto visa ainda estimular os estudantes a interagirem mais entre si. “Com esta proposta me deparei com a Diane que é, estuda agronomia, e que na oportunidade ela abraçou a causa, de imediato. Também nós temos o Rafael Garibaldi que é um estudioso dessa área e ama esse trabalho. Nós resolvemos ter um primeiro contato com o colégio Frei Caneca, para fazer o projeto piloto”, comentou. O projeto iniciou na escola Frei Caneca com o apoio do projeto Amigos de Flores, do qual o vereador faz parte. A proposta consiste em criar uma horta didática em que todas as séries possam cultivar produtos em diferentes períodos.

Luizão incentiva ainda que as crianças possam desenvolver o projeto junto com suas famílias. “Queremos que os pais se sintam incentivados para cultivar alimentos sem agrotóxicos. O nosso projeto é esse. Vamos ter sistema de compostagem, vamos criar o sistema de irrigação com a água da chuva”, destacou.

O parlamentar quer levar a ideia adiante. “Queremos conversar com o secretário da Educação, também a secretária da Agricultura para que venham nos dar um suporte para que esse projeto não fique exclusivamente em um colégio, mas, que venha a se estender a outras escolas do nosso município”, projetou