14/12/2021

Mestre defende projeto que estabelece percentual de livros para deficientes visuais

5% dos livros das bibliotecas municipais deverão ser acessíveis

No dia 13 de dezembro é comemorado o Dia do Deficiente Visual. Na mesma data, em sessão ordinária, o vereador Angelo Boscari Junior (PDT) aproveitou para defender o projeto de sua autoria, aprovado nesta segunda, que estabelece percentual mínimo para aquisição de livros acessíveis a pessoas com deficiência visual nas bibliotecas públicas e bibliotecas escolares do município de Flores da Cunha. O vereador anunciou ainda outro projeto que será protocolado por ele que deverá instituir a Semana Municipal da Juventude e comentou suas atividades durante o primeiro ano na Câmara.

De acordo com o projeto, aprovado por unanimidade, a aquisição de livros pelo Poder Executivo para formação e ampliação dos acervos das bibliotecas públicas e bibliotecas escolares do município de Flores da Cunha deverá observar, obrigatoriamente, o mínimo de 5% de obras em formatos acessíveis a pessoas com deficiência visual, sendo disponibilizadas em braile ou gravadas no formato áudio livro, bem como em outro meio que possibilite a fruição do conteúdo pela pessoa com deficiência, de forma autônoma. A proposição prevê ainda abranger o maior número de obras e autores possíveis, dos mais variados gêneros literários. “Partindo da afirmação de que a inclusão social é um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam uma sociedade, a proposição ora apresentada objetiva o efetivo cumprimento dos preceitos legais e constitucionais referidos, com o intuito de garantir o direito à educação e o princípio da igualdade, possibilitando aos portadores de deficiência visual pleno acesso à cultura, à leitura e ao conhecimento sistematizado em livros artísticos, ficcionais, didáticos e científicos”, destacou o vereador.

Sobre o projeto que institui a Semana Municipal da Juventude, o vereador informou que a proposta é conscientizar os jovens como parte atuante da sociedade. A ideia é que a programação seja realizada na segunda semana do mês de agosto, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 do mesmo mês. “Durante a Semana Municipal da Juventude, o Poder Executivo Municipal poderá realizar eventos, simpósios, conferências, palestras e outras ações relacionadas e voltadas para o público jovem de Flores da Cunha. A partir deste projeto, busca-se a conscientização da juventude para o seu papel cidadão e para sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como a valorização da diversidade cultural da população jovem de Flores da Cunha, resultando na criação de políticas públicas voltadas à área da juventude”, frisou.

Para finalizar, o parlamentar avaliou brevemente sua atuação no primeiro ano de mandato. Conforme o vereador, entre indicações e projeto de lei, o mais importante foram os debates, a criação das comissões, especialmente a Comissão Especial da Água. “Fiquei muito feliz de participar dessa Comissão, também da Comissão de Educação, que a gente visitou todas as escolas, buscamos demandas, promovemos o debate e apresentamos essas demandas e mostramos as dificuldades para o nosso Secretário. Algumas coisas já foram atendidas, a secretaria vem trabalhando em parceria com esta Casa. A gente conseguiu contribuir de alguma forma na melhoria das nossas escolas e vamos continuar cobrando e buscando essas melhorias”, finalizou.