11/06/2024

Moção de Repúdio nº 9/2024 foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira

Os vereadores Angelo Antoninho Boscari Junior, Clodomir José Rigo e Ademir Antonio Barp ocuparam o grande expediente

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10 de junho, o Legislativo florense aprovou por unanimidade a Moção de Repúdio nº 9/2024 (leia mais abaixo), de autoria do vereador Clodomir José Rigo (Progressistas).

No grande expediente, o vereador Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT) abordou a ocorrência de desvios nas doações de donativos às vítimas das enchentes no RS, o edil citou situações em que as pessoas estão se utilizando das benfeitorias para promoção pessoal e política, reforçando a importância de fiscalizar e denunciar esses casos. O vereador também mencionou acerca de sessão extraordinária realizada na última semana, onde voltou a defender a necessidade de mais tempo para discussão dos projetos – fazendo alusão aos quatro PLs aprovados na segunda-feira, dia 3 de junho, que foram encaminhados na quarta-feira, dia 29 de maio, véspera de feriado – mas reforçou que não é contra, assim como não votou contra, bons projetos para o município.

Boscari ainda apresentou os valores gastos com a equipe de limpeza pública, quando esta era própria da prefeitura, e posteriormente, quando terceirizada contratada. Segundo o edil, embora com a empresa terceirizada o valor seja menor em comparação a equipe própria, é possível perceber nas ruas que o serviço é inferior ao que era antes, não sendo uma crítica à empresa, mas sim uma constatação da necessidade de a limpeza chegar em todos os locais precisar ser reavaliada pela administração.

Em sua fala na tribuna, o vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) defendeu a Moção de Repúdio à Conab, presidida por João Edegar Pretto, que realizou leilão para compra de 263 mil toneladas de arroz importado. Rigo frisou que o RS está enfrentando a maior tragédia ambiental de sua história e caberia à Conab e ao governo federal fazerem o impossível para ajudar todas as cidades afetadas pelas enchentes e proteger o agricultor, não comprar arroz subsidiado, sem procedência e isso tudo sabendo que o Estado é o maior produtor nacional de arroz, responsável por 70% da produção do país. O vereador explicou que, mesmo com as perdas, a produção estimada de arroz gaúcho para esta safra é de 7,1 milhões de toneladas, número que é praticamente igual ao da safra anterior, que foi de 7,2 milhões de toneladas. O que confirma a capacidade do arroz do RS abastecer plenamente o mercado interno brasileiro.

O edil abordou ainda as obras que estão em andamento no município, como a UBS Central; o Centro de Conivência – Casa do Idoso; a Rua Ernesto Alves (que dá acesso ao Hospital Nossa Senhora de Fátima) e que teve troca de tubulação, evitando alagamentos; a repavimentação da Rua Raimundo Montanari, que está iniciando com a troca de tubulação.

O vereador Ademir Antonio Barp (MDB) também teve sua fala no grande expediente norteada pelos impactos das chuvas no RS, que causaram uma tragédia humana e econômica sem precedentes. Em relação ao apoio aos agricultores de pequeno, médio e grande porte, que foram seriamente impactados por essa crise climática, o edil citou algumas medidas que foram tomadas pelo governo, como extensão de prazos; descontos de taxas de juros para empréstimos; novos programas de financiamento; desburocratização de alguns processos, afinal, segundo o vereador, nosso Estado continuará tendo sua produção afetada, já que as perdas vêm ocorrendo desde as chuvas de novembro de 2023. No entanto, Barp frisou que, em conversa com o presidente do STR, Ricardo Pagno, grande parte dessas ações do governo não auxiliará diretamente os agricultores florenses, o que deixa a classe um pouco apreensiva, sugerindo que as situações sejam revistas, analisadas mais pontualmente, de acordo com cada município, visando contribuir para os produtores locais.

Barp mencionou, ainda, que a divulgação de eventos em nosso município, especialmente nas áreas do turismo e da cultura, tem deixado a desejar, exemplificando que no dia 30 de abril deste ano ainda não havia sido divulgada nenhuma programação alusiva ao centenário de Flores da Cunha. A programação acabou sendo cancelada devido às catástrofes climáticas, mas havia uma expectativa da população pelas atividades. O vereador disse que espera que neste ano seja realizada a Semana Farroupilha e a Feira do Livro, aproveitando para argumentar a necessidade de o Concurso Memória Histórica (que consiste em publicar um livro) ser lançado, também, neste ano, uma vez que 2024 marca o Centenário de Flores da Cunha.

A saber: O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou nesta terça-feira, dia 11 de junho, a anulação do leilão do governo para compra de arroz importado. Um novo procedimento deverá ser realizado e anunciado em breve. A medida foi tomada após suspeitas de irregularidades no leilão para compra de 263 mil toneladas de arroz realizado na última quinta-feira, dia 6 de junho.

Confira a proposta aprovada:

Moção de Repúdio nº 9/2024: à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), presidida pelo Senhor João Edegar Pretto, pela compra de arroz importado da Ásia, através de leilão do Governo Federal, a ser encaminhada para os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF).

Autoria: vereador Clodomir José Rigo (Progressistas)