18/06/2024

Moção nº 10/2024 foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 17 de junho

Carlos Roberto Forlin (MDB) e Diego Tonet (Progressistas) ocuparam o grande expediente na sessão ordinária

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a Moção nº 10/2024, de autoria do vereador Diego Tonet, do Progressistas (leia mais abaixo). Na ocasião, os vereadores fizeram uso do pequeno expediente para defender suas indicações.

No grande expediente, o vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) destacou que as chuvas intensas e as enchentes devastadoras colocaram portos e aeroportos como os principais corredores de transporte para socorro e abastecimento das regiões atingidas, com as estradas intransitáveis a logística de ajuda emergencial e distribuição de suprimentos passou a depender crucialmente das operações aéreas e marítimas. O edil também trouxe dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que apontam que o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho impactou em um prejuízo econômico de cerca de R$ 1,33 bilhão, apenas em maio, afinal o número de viagens de turismo e de negócios diminuiu consideravelmente na região.

Outro aspecto levantado por Forlin foi o Condomínio Aeronáutico privado Menega, instalado em Flores da Cunha e inaugurado em 2002, que teve grande importância nas doações e na ajuda humanitária de alimentos e medicamentos. O local serviu como base, apoio, para nosso município, que funcionou como ponto de abastecimento, por vezes. Mais de 30 mil litros de combustíveis foram utilizados para abastecer aeronaves vindas de diversos locais, neste mês de maio. O vereador concluiu sua fala parabenizando o responsável pelo Condomínio Aeronáutico, Menegon, e afirmando que a comunidade florense só tem a ganhar com ações como essa.

Ao fazer uso da tribuna, o vereador Diego Tonet (Progressistas) defendeu sua Moção em Apoio ao Projeto de Lei nº 145/2024, de autoria do Deputado Guilherme Pasin (PP), que cria a Política Estadual de Apoio e Fomento a Desassoreamento de rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais, visando à prevenção e minimização dos efeitos e danos causados por enchentes, inundações e alagamentos no território gaúcho; além de reconhecer a atividade de desassoreamento como de relevante interesse social do Estado. A implementação dessa política estadual é de grande importância para garantir a segurança hídrica, prevenir desastres naturais e promover o desenvolvimento do RS.

O edil discorreu sobre o Projeto de Decreto do Legislativo nº 002/2024, de sua autoria, que institui o prêmio “Destaque do Turismo” e a homenagem “Pessoa e Empresa Amiga do Turismo”, que visam fortalecer o trade do turismo em Flores da Cunha. Tonet também fez alusão à campanha “Junho Vermelho”, lembrando que na última sexta-feira, dia 14 de junho, foi o Dia do Doador de Sangue, inciativa que, em Flores da Cunha, é fruto de seu primeiro projeto de lei como vereador. Diego relatou, ainda, que esteve presente na estrada da localidade de Santa Bárbara, uma das mais atingidas pelas chuvas de maio, uma via importante que em breve será recuperada; além de ter visitado a pavimentação asfáltica da estrada do Travessão Gavioli, uma obra de mais de 1,3km que beneficiará o escoamento da produção no interior e trará qualidade de vida. Para finalizar, o vereador agradeceu a todos os voluntários que trabalharam na campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes, no Ginásio Poliesportivo, que totalizou aproximadamente 500 toneladas de doações.

Confira a proposição aprovada:

Moção de Apoio nº 10/2024: ao Projeto de Lei nº 145/2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de autoria do Deputado Guilherme Pasin (PP), que “Cria a Política Estadual de Apoio e Fomento a Desassoreamento de rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais visando à prevenção e minimização dos efeitos e danos causados por enchentes, inundações e alagamentos no território gaúcho, reconhece a atividade de desassoreamento como de relevante interesse social do Estado do Rio Grande do Sul; e dá outras providências”, a ser encaminhada a todos os Deputados da Assembleia Legislativa do RS.

Autoria: vereador Diego Tonet (Progressistas)