08/02/2018

Município investiu 19,26% de sua receita na área da Saúde em 2017.

Município investiu 19,26% de sua receita na área da Saúde em 2017....

A Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores realizou nesta quinta-feira (08/02), a audiência pública de apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2017. A audiência presidida pelo vereador Ademir Antonio Barp, contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde - Vanderlei Stuani e do presidente do Conselho Municipal de Saúde - Alcides Fontana.

Alcides Fontana, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, apresentou o relatório que apontou um investimento no mês de dezembro de 2017 de 22,39% na área da saúde. A média anual de investimentos foi de 19,26%, média consideravelmente maior do que o percentual obrigatório que é de 15%.

Entre as questões abordadas pelo Secretário Municipal da Saúde, Vanderlei Stuani, estavam o tempo de espera para os atendimentos de cirurgias traumatológicas, além dos convênios para realização de procedimentos no hospital Fátima; aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde; ampliação da sala de atendimento médico e odontológico no distrito de Mato Perso, bem como o prazo de conclusão das novas instalações para UBS de Otávio Rocha, previsto para ser entregue em maio deste ano.

Outra questão abordada na audiência foi a migração dos usuários dos planos de saúde para Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a possível cobrança do SUS aos planos de saúde, em função de que muitos beneficiários dos planos particulares ainda utilizam o atendimento público para pequenos procedimentos, a fim de evitar pagar a diferença cobrada na consulta pelos planos particulares.

Estavam presentes na audiência os membros da Comissão de Educação, Vereador Samuel de Barros Dias e Vereadora Claudete Gaio Conte, Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, Vereador César Ulian e o presidente do Legislativo, Vereador Moacir Ascari. Olga Baggio Sandri e Andréia Francescatto Vignatti, gestoras do Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e a quiropraxista, Mariana Wentz Faoro da Clínica Eccellenze também participaram da audiência pública.