28/05/2018

Olivo Craco será homenageado com denominação de rua no bairro Aparecida.

Olivo Craco será homenageado com denominação de rua no bairro Aparecida. ...

Na sessão desta segunda-feira, 21 de maio, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 026/2018, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que denomina de rua Olivo Craco, uma via pública localizada na faixa de domínio da rodovia ERS-122, Km 96, loteamento Zulian, no bairro Aparecida.

Quem foi Olivo Craco?

Olivo Craco nasceu em Flores da Cunha, na capela da Restinga, em 23 de outubro de 1916. Filho de João Craco Neto e Fiorinda Bulgarelli, Olivo teve 20 irmãos, fruto de dois casamentos. Após o falecimento de Fiorinda, João Craco Neto casou-se com Cecília Craco. Olivo Craco casou-se com Maria Serena Craco com quem teve sete filhos: Nélio, Avelino, Valdir (in memoriam), Gabriel, Lídia, Zélia e Gema Craco. Após o casamento Olivo continuou residindo na capela da Restinga, onde trabalhava no plantio de aveia, milho e na colheita das uvas. Na comunidade da Restinga Olivo foi sempre uma pessoa dedicada e generosa ao trabalho comunitário e ao desenvolvimento daquela localidade. Em 1955, a fim de expandir a produção, Olivo adquiriu uma área de terras onde é hoje o bairro Aparecida. Olivo Craco e a família foram os primeiros moradores do local. Sua afinidade com a família, sua bondade e sua forte religiosidade, o tornaram uma referência na comunidade. Olivo Craco faleceu em 23 de outubro de 1998, no dia em que completaria 82 anos.