19/06/2017

Os gastos dos legisladores federais foi pauta do vereador Clodo Rigo.

Os gastos dos legisladores federais foi pauta do vereador Clodo Rigo....

Na sessão desta segunda-feira, 19, o vereador Clodomir José Rigo (Clodo Rigo – PP) trouxe informações publicadas na Revista Voto. Este canal de comunicação monitora as atividades legislativas com o objetivo de divulgar a comunidade quais os políticos que mais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do País. A senadora gaúcha Ana Amélia é a parlamentar mais bem avaliada entre todos os 594 congressistas no levantamento feito pelo site Ranking Políticos.

A avaliação é baseada em indicadores como economia nos gastos de gabinete, produtividade legislativa, presença nas sessões e a mais importante inexistência de processos judiciais. No levantamento, Ana Amélia aparece com 581 pontos, com destaque por ser ficha limpa, gastar apenas 30% da cota parlamentar e economizar em outras áreas, além da qualidade da produção legislativa e da presença constante nas sessões e votações.

A parlamentar gaúcha, já no primeiro mandato, é autora de cinco leis já em vigor, duas delas na prevenção ao câncer e no tratamento de pacientes, e outra que criou um marco regulatório na relação entre agroindústria e produtores rurais. A senadora também apresentou mais de 90 projetos. O ranking apresenta os gastos dos gabinetes e despesas gerais de alguns senadores:

Senadora Ana Amélia – R$370 mil

Senador Lasier Martins – R$464 mil

Senador Paulo Paim – R$725 mil

Senador Romero Jucá – R$ 958 mil

Confira a colocação de todos os parlamentares no ranking.

Outro assunto abordado pelo vereador foi as delações de Joesley Batista, pela reportagem que retrata a falência do modelo de democracia representativa brasileira e as alternativas para de fato prevalecer o interesse da sociedade. Esquemas como o Mensalão e o Petrolão mostram que esta democracia representativa, em vez de fortalecer o cidadão, transformou política em carreira e estatais em balcões de negócios. Sob uma crise de representatividade, o Brasil discute como salvar o regime e evitar que a classe política amplie o abismo em relação ao povo.

Confira os principais depoimentos trazidos pelo vereador:

Karim Miskulin -Diretora Executiva da Revista VOTO

Fernando Schuler é cientista político e professor do Insper

Eduardo Leite – ex-prefeito de Pelotas (Bacharel em Direito)