18/05/2021

Piccolli defende indicações e moção no plenário

Vereador sugere isenção de pedágio para os moradores de São Roque e região

No grande expediente desta segunda, dia 17, o vereador Bertinho Piccoli (PROGRESSISTAS) defendeu suas indicações para a troca do nome da Escola Municipal Benjamin Constant para Escola Municipal Angelo Giusti, para melhorias da estrada Gerardo Santin Guareze, e sobre isenção de pedágio para os moradores das capelas São Roque, Nossa Senhora de Fátima, São Vitor e Nossa Senhora do Carmo. O vereador Ademir Antonio Barp (MDB) destacou as comemorações de aniversário de 97 anos de Flores da Cunha.

Inicialmente, o parlamentar abordou a troca do nome da escola pela história que Angelo Giusti deixou para Flores da Cunha e para toda a imigração italiana. “Mérica Mérica, de sua autoria, é o hino da imigração italiana e embora ele não tivesse estudado em uma escola, veio da Itália 1875 e como era pessoa culta ele ajudava muitas pessoas", destacou.

Piccoli defendeu também a indicação que sugere ao prefeito o alargamento, bem como outras melhorias, na estrada segundo braço, no sentido sul-norte, da estrada Gerardo Santin Guareze, situada na comunidade Sete de Setembro. “A comunidade está pedindo o alargamento da estrada. É um percurso de 2km, são 15 famílias que escoam mais de 1,5 mi kg de uvas, e ainda hortifrutigranjeiros e laticínios. É uma questão de segurança, pois é uma estrada perigosa", defendeu.

O vereador indicou ainda ao Prefeito Municipal que verifique junto ao Governo do Estado (EGR) a possibilidade isentar os moradores das capelas São Roque, Nossa Senhora de Fátima, São Vitor e Nossa Senhora do Carmo, do pagamento da taxa cobrada pelo pedágio situado no km 100 da ERS 122. “O Pedágio envolve toda a nossa região. No Travessão Rondelli, temos mais de oito cantinas, dois restaurantes, uma mega metalúrgica, cinco fábricas de móveis, além de aviários. O pedágio nesta região é um grande entrave, ele não deixa a região crescer, é apenas arrecadatório”, frisou.

Para finalizar, o vereador destacou a Moção de Congratulações à agricultura e à pecuária familiar do Rio Grande do Sul, a ser encaminhada para os Deputados Federais, Senadores, Ministra da Agricultura, Ministro da Economia e Presidente da República.