Na sessão da próxima segunda, dia 22 de março, os vereadores do Legislativo florense votam um projeto de lei e uma moção, ambos com foco na educação. A sessão tem início às 18h, na sala de sessões Olindo Carlos Toigo.
O PL 013/2021, de autoria do prefeito municipal, reestrutura o Conselho Municipal de Acompanhamento e de Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, nos termos da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, e dá outras providências.
Enquanto a Moção nº 006/2021, de autoria do vereador Vitório Dalcero, manifesta apoio a todos os profissionais da área da educação, diretores, vice-diretores, supervisores, professores, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, que não medem esforços para levar conhecimento aos nossos estudantes neste período de pandemia da Covid-19. Aprovada, a moção será encaminhada à presidente da Associação dos Professores de Flores da Cunha, Cristina Maria Fiorio Boff, e a todos os diretores das escolas públicas e privadas de ensino regular do nosso município.
Conforme Dalcero argumenta no documento, com a impossibilidade de muitos alunos não frequentarem as aulas, o trabalho do professor ganhou uma nova dimensão em meio à pandemia da Covid-19, em virtude de todas as dificuldades para se adaptarem às novas normas de trabalho e ferramentas digitais necessárias para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. "As novas modalidades de ensino que foram introduzidas nas escolas, com certeza, diminuirão as lacunas de aprendizagem de nossos estudantes, necessitando ainda mais de nossos educadores resiliência, empenho e dedicação no ato de ensinar", defende o vereador.
Devido a continuidade do Estado do RS em Bandeira Preta e para prevenir a propagação do COVID-19, o acesso à Câmara Municipal segue restrito. Será permitida a entrada apenas para vereadores, servidores, empregados públicos, terceirizados do Poder Legislativo, imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e pessoas autorizadas expressamente pela Presidência.