Na noite desta quinta-feira, dia 24 de outubro, o público lotou o plenário da Casa Legislativa para acompanhar a sessão solene do Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade. O ato simulou uma sessão plenária e marcou o término do programa, que tem por objetivo proporcionar a vivência do trabalho de um vereador, acompanhar as demandas da comunidade e entender o funcionamento da Casa Legislativa.
Antes do início da sessão, o Coral Canto e Alegria, da Adiflores, sob a regência do professor Martin Henrique Buss, emocionou o público com suas canções. Logo após os presentes puderem conferir um pouco de como foi a agenda do programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade, por meio da exibição de um vídeo que retratou os principais momentos vividos pelos 12 participantes ao longo de mais de um mês de atividades.
O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) fez uso da palavra em nome do Poder Legislativo, e proferiu “a nossa Câmara tem várias maneiras de divulgar o trabalho que nós, vereadores, executamos aqui durante o nosso mandato, através do jornal, da rádio, das mídias sociais, e este programa, além do programa Vereador Por Um Dia voltado para os jovens, também é uma das maneiras de divulgar o trabalho da Câmara, o trabalho do vereador, o que é ser um vereador aqui na cidade e em qualquer cidade do país. Então é importante que vocês venham trazer e buscar essa informação através da Câmara. Buscar o conhecimento de como acontecem as coisas aqui na nossa Câmara de Vereadores”.
Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito, Marcio Rech (PL) destacou: “vocês (Vereadores da Melhor Idade) têm muito ainda a fazer pela nossa comunidade, e eu digo que têm mais muito a ensinar. A gente vê, hoje, até um conflito de gerações. Vocês vêm com essa ‘geração de ferro’, que faziam tudo à mão, que reuniam a família ao redor da mesa, e hoje vem uma geração mais nova, baseada na tecnologia, mas que talvez não tenha esse espírito de convivência, do dia a dia, que a geração de vocês teve. Então eu digo que além de trabalhar e fazer tudo que já fazem, vocês têm muito por ensinar para essa nova geração”.
Após os pronunciamentos, foi a vez de um dos momentos mais aguardados da noite: a diplomação. Quando os parlamentares desta legislatura entregaram o diploma às 11 vereadoras e ao vereador da melhor idade (veja abaixo a listagem completa com os nomes e as entidades representadas), cedendo seus lugares para que os mesmos pudessem iniciar os trabalhos da sessão plenária do programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade.
Todos os participantes fizeram uso do pequeno expediente para apresentar suas indicações ao município de Flores da Cunha. O grande expediente, por sua vez, foi ocupado pelas vereadoras Antonieta Maria Dani Cavalli (2ª Secretária da Mesa Diretora), Hilda Maria Nardello Pontel, Sonia Maria Abreu Da Silva (1ª Secretária da Mesa Diretora), Sirlei Vaccari Gomes (Vice-presidente da Mesa Diretora) e Claire Stuani Dosso (Presidente da Mesa Diretora). Ao término da sessão, nas explicações pessoais, todos os integrantes do programa prestaram seus agradecimentos à Casa legislativa.
Por fim, a 1ª e a 2ª Secretária da mesa Diretora, Sonia Maria Abreu da Silva e Antonieta Maria Dani Cavalli, entregaram aos vereadores Diego Tonet (Progressistas) e Luiz André de Oliveira (Republicanos) integrantes da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, as reivindicações apresentadas pelos Vereadores Por Um Dia da Melhor Idade, que encaminharão as propostas ao Prefeito Municipal, César Ulian.
A sessão solene pode ser revista pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores.
Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade
O programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade foi instituído pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, por meio da Lei Municipal nº 3.176, de 25 de março de 2015, em comemoração ao mês do idoso, celebrado em outubro.
Neste ano, as atividades iniciaram no dia 17 de setembro, data em que os inscritos participaram de bate-papos sobre o papel da Câmara de Vereadores e tiveram um primeiro contato com os assessores de bancadas para conseguirem elaborar suas propostas. No dia 23 de setembro eles participaram da sessão ordinária e puderam observar sua condução.
O grupo também participou do passeio de integração, realizado no dia 16 de outubro, no Paradouro do Suco, em Alfredo Chaves. No local, os vereadores puderam prestigiar a vista do elevador panorâmico, apreciar os produtos da Vinícola Malacarne e passear de caminhão pelos arredores da propriedade.
O último encontro dos participantes, antes da solenidade, foi na última terça-feira, dia 22 de outubro. Na data eles realizaram um ensaio geral e elegeram a mesa diretora para conduzir a sessão plenária.
Conheça os Vereadores Por Um Dia da Melhor Idade (em ordem alfabética)