Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
07/10/2021

Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade encerra com sessão solene

Nove vereadores manifestaram suas reivindicações no plenário da Câmara

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, a Câmara de Vereadores promoveu a sessão solene do Programa Vereador Por Um Dia da Melhor Idade. Criada pela lei de autoria do Vereador Jorge de Godoy, e realizada anualmente, esta foi a sexta edição da Sessão Plenária do projeto que tem o intuito de propiciar aos cidadãos da terceira idade o conhecimento das atividades do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Clodomir José Rigo, deu início a sessão e refletiu sobre a realização do projeto. “A participação e o envolvimento destas cidadãs e cidadãos traz a certeza que envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida”, frisou.

A presidente da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços e Direitos Humanos, vereadora Silvana De Carli, abordou as ações desenvolvidas pelo projeto. “Foi um privilégio conviver com vocês. As propostas que vocês passaram no ensaio foram ideias maravilhosas. Obrigada por confiarem no nosso trabalho”, destacou.

O prefeito César Ulian certificou que dará atenção às indicações propostas na sessão. “As propostas que virão de vocês terão uma grande valia para nós enquanto poder executivo. Não tenho dúvidas que nesta noite nós iremos aprender com vocês. Ninguém melhor que vocês para defender os interesses desta categoria”, confirmou.

A sessão dos vereadores da melhor idade, simula uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores destinada à apresentação das proposições, e foi  conduzida pela presidente eleita Maria de Lurdes Stuani Fontana, ao lado do vice-presidente, Irineu Francescatto , e da secretária, Salete Montanari Araldi. 

Durante o pequeno expediente, se manifestaram os vereadores Elvira Renosto Corso, Hermes Oliboni, Irineu Francescatto, Julce dos Santos Quadri, Lídia Bisinella da Silva, Nilva Teresinha Bedin, Salete Salles de Bispo e Salete Montanari Araldi. Na pauta das suas reivindicações, os vereadores indicaram fiscalização das vagas de estacionamento para idosos, denunciaram o uso indiscriminado de pesticidas, solicitaram  a promoção da vitivinicultura, troca de contêineres de lixo, roçadas, profissionais para atuar junto a Adiflores, melhorias para os projetos do CRAS, projetos para que pessoas portadoras do câncer possam pleitear recursos, por meio de editais, entre outras.

Grande expediente

Cinco vereadores fizeram uso da tribuna para tratar com amplitude de suas proposições. Confira as principais citações dos vereadores da melhor idade:

“O idoso trabalha, continua trabalhando, produz e ainda ajuda muito. Todo  dinheiro que entra da aposentadoria, o que representa? Chega de promessas. A Adiflores lutou muito pra conseguir esse espaço e sempre ficou só nas promessas. Lanço esse desafio. Contem com os idosos, nós precisamos nos unir, nos fortalecer e nos abraçar”.

Hermes Oliboni (Conselho Municipal do Idoso)

“A AGAVI foi formada no ano de 1981 com o objetivo principal de representar o setor vinícola junto aos diversos órgãos governamentais a fim de defender os interesses da classe. Além disso, pretendia-se gerar boas condições para a produção e dar competitividade aos produtores de vinho do RS, sejam pequenos, médios ou grandes”.

Irineu Francescatto (Associação Gaúcha de Vinicultores - AGAVI)

“Muitos avanços já foram feitos no que diz respeito à legislação de hoje. Os maus tratos são punidos com mais rigor do que a anos atrás, entretanto o desafio da idade não se restringe  a legislação, pois se refere também a saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição de suas capacidades físicas e muitas vezes mentais”.

Julce dos Santos Quadri (Projeto Conviver)

“Ter 60 anos hoje não significa ser idoso, significa que a cada ano cresce o percentual de pessoas nessa faixa etária e cada vez menos temos crianças nascendo. Diante deste suposto crescimento, temos em Flores da Cunha, atualmente seis mil idosos acima de 60 anos. Diante deste percentual as autoridades governamentais precisam criar políticas públicas que atendam de forma adequada este número da população que a cada dia aumente e que contribui para o crescimento do nosso município”

Lídia Bisinella da Silva (Adiflores)

“A nossa maneira de pensar e de viver é o que nos fortalece, é o que nos determina para encarar os desafios e tendo sempre em mente que a vida é o nosso melhor presente. Para quem alcança a fase do idoso é a idade do total desenvolvimento, da plena capacidade de entender a vida, compreender o mundo e conhecer-se a si próprio”.

Nilva Teresinha Bedin (Clube de Mães Sorriso de São Gotardo)

“Em nome da vereadora Maria de Lourdes quero apresentar as propostas que ela citou no pequeno expediente. Entre elas, indicou ao executivo municipal que avalie a disponibilidade de dispor de um serviço de acolhimento e cuidado ao idoso em condições de vulnerabilidade familiar e social. Uma instituição de longa permanência, um lar do isoso ou um centro DIA que poderia ser viabilizado por meio de parceria público e privada”. 

Elci Stuani Salvador, em nome da vereadora Maria De Lourdes Stuani Fontana (Lions Clube de F. da Cunha)

“Todas as pessoas que trabalham na liga são voluntárias. Ser voluntário hoje é um dos grandes atos de amor que nós temos. O voluntário é aquele que doa o seu tempo, doa o seu amor para quem mais precisa. Independente de onde somos voluntários sempre vamos nos doar. Agradeço muito à minha entidade”.

Salete Montanari Araldi (Liga Feminina de Combate ao Câncer)

As proposições dos vereadores da Melhor Idade foram entregues para a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços e Direitos Humanos, que fica responsável de encaminhá-las ao prefeito municipal.

 

Conheça os vereadores e as entidades que eles representam:

Elvira Renosto Corso - Clube de Mães Esperança de São Vítor

Hermes Oliboni - Conselho Municipal do Idoso

Irineu Francescatto - Associação Gaúcha de Vinicultores - AGAVI

Julce dos Santos Quadri - Projeto Conviver

Lídia Bisinella da Silva - Adiflores

Nilva Teresinha Bedin - Clube de Mães Sorriso de São Gotardo

Salete Salles de Bispo - Cras Semear

Salete Montanari Araldi - Liga Feminina de Combate ao Câncer

Maria de Lurdes Stuani Fontana - Lions Clube de F. da Cunha


Conteúdo Rodapé