15/10/2024

Projeto Astro recebe Moção de Congratulações pelos 25 anos de história

Festival de Cinema Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael foi homenageado nesta segunda-feira, dia 14 de outubro

Nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, os vereadores da Câmara Municipal de Flores da Cunha votaram a Nova Redação de um Projeto de Lei e uma Moção de Congratulações. O primeiro nomeia uma via pública localizada na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Travessão Rondeli; enquanto a segunda homenageia o Festival de Cinema Astro, realizado pelos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, pelos 25 anos de atividades.

Ao fazer uso do grande expediente, o vereador Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT) apresentou sua indicação 174/2024, por meio da qual solicita ao Prefeito Municipal que providencie reparos no asfalto da Rua João XXIII, Bairro União, onde há um enorme buraco na via, com perigo de desmoronamento do restante do asfalto. O edil também reforçou o pedido para que as obras sejam iniciadas no Bairro São Cristóvão e na Linha 80, locais que foram prejudicados pelos temporais de maio deste ano.

Angelo também discorreu sobre as respostas do requerimento solicitado à administração municipal, em relação aos recursos e equipamentos técnicos utilizados para realização da Semana do Município, bem como no que tange a divulgação da Feira do Livro como uma das atividades deste evento. O vereador encerrou sua fala mencionando sobre o sucesso – e parabenizando os envolvidos na organização – do Flores Blues Jazz Festival, que ocorreu no último final de semana e levou milhares de pessoas ao Parque da Vindima Eloy Kunz.

O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) fez uma reflexão sobre o período eleitoral, seus pontos positivos e negativos, afirmando: “foi uma campanha onde a comunidade participou e reconheceu o trabalho diferenciado, o novo trabalho feito em política pelo prefeito, César, e vice, Marcio, bem como pela equipe toda”. O edil também reforçou suas felicitações aos colegas que foram reeleitos e eleitos nesse pleito e frisou que, mesmo faltando dois meses para seu mandato acabar, o que fica é um sentimento de dever cumprido nesses oito anos que ocupou uma cadeira no Legislativo.

Clodomir evidenciou seu apoio na campanha para a reeleição do prefeito César, e defendeu: “hoje o prefeito é prefeito de toda a cidade, de todos os partidos, de todas as pessoas”, acrescentando que acredita que a tendência, a longo prazo, seja uma diminuição do número de partidos, modelo adotado por sua coligação durante o pleito.

Também no grande expediente, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB), que ocupou o tempo cedido pelo colega Ademir Antonio Barp (MDB), defendeu sua homenagem ao Festival de Cinema Estudantil Astro, pelos 25 anos de atividades. O edil iniciou sua fala agradecendo a presença da “família São Rafael”, escola que atuou como diretor pelo período de 10 anos, e seguiu destacando alguns fatos marcantes nesta trajetória de duas décadas e meia, para isso, ele apresentou um vídeo comemorativo.

Vitório lembrou a tradição da escola em incentivar o ensino da arte e da história local, sendo um importante espaço de desenvolvimento de projetos culturais e educacionais, como o Astro, idealizado em 1999 por um um grupo de alunos do Ensino Médio.  O evento foi inspirado nos festivais de cinema de Gramado e Cannes, com uma premiação semelhante à do Oscar, com a entrega de Astritos em 22 categorias. O festival, que inicialmente era organizado pelo Grêmio Estudantil, com o tempo foi se consolidando como uma tradição da escola e da cidade de Flores da Cunha.

A sessão ordinária é aberta ao público e tem início às 18h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da Câmara de Vereadores.

Confira as proposições aprovadas:

Nova Redação do Projeto de Lei nº 51/2024: denomina de estrada da Restinga uma via pública localizada na Capela Nossa Senhora de Fátima, Travessão Rondeli, no município de Flores da Cunha.

Autoria: vereador Clodomir José Rigo (Progressistas)

Moção de Congratulações nº 17/2024: ao Festival de Cinema Astro pelos seus 25 anos e todos os relevantes serviços prestados à educação e à cultura local, na pessoa da Diretora Ana Paula Citolin Rigotto extensivo ao Grêmio Estudantil São Rafael, coordenadores, docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael.

Autoria: vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)

Esta e outras proposições da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha estão detalhadas no link.