Nesta segunda-feira, dia 22 de julho, os vereadores da Câmara de Flores da Cunha aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 39/2024, que autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 200 mil para reformar a estrutura física da UBS Hildebrando Cardoso Pereira.
No uso do grande expediente, o vereador Ademir Antonio Barp discorreu sobre o furto dos cabos de telefonia fixa no município de Flores da Cunha e Nova Pádua, sobretudo no interior, no distrito de Otávio Rocha. O edil afirmou que além de interromper os serviços essenciais de comunicação, o crime coloca em risco a segurança e o bem-estar da comunidade, e que, em contato com a empresa prestadora do serviço de telefonia, a mesma não retornou as solicitações, tampouco deu alguma previsão de normalização. Barp também falou sobre a Festa da Colônia, realizada em Otávio Rocha, que no último final de semana chegou a sua 50ª edição com o lançamento da revista ‘Otávio Rocha e suas 50 Festas da Colônia’, escrita pelo historiador local Floriano Molon, e que faz alusão, também, aos 100 anos do distrito florense. O vereador finalizou sua fala dizendo que a publicação se baseia nos pilares da comunidade: Tradição, gastronomia e religiosidade.
Ao fazer uso da tribuna, a vereadora Amália Ides Süss reforçou uma indicação do vereador Angelo Antoninho Boscari Junior, que havia sido feita ainda no mês de abril, para a realização da limpeza e manutenção dos canteiros centrais da Av. 25 de Julho, cartão postal da cidade, que apresentam grama excessivamente alta e trechos danificados. A edil defendeu que além de comprometer a estética, a falta de cuidado coloca em risco pedestres e motoristas. A vereadora também pediu atenção para outros endereços que precisam de reparos, localizados no bairro União, como as ruas Marechal Floriano, Dr. Benito Rotta, Dom Pedro I, e trevo de acesso à Associação dos Motoristas. Amália discorreu, ainda, sobre pontos em que definiu como “lixões”, como a Rua João XXIII, e colocou que, mais que uma necessidade, resolver essa situação é uma medida de saúde pública.
Também no grande expediente, o vereador Clodomir José Rigo falou sobre política, com foco no aumento do número de eleitores jovens, de 16 a 18 anos. Segundo dados trazidos pelo edil, o crescimento foi de 78,1% em comparação ao último pleito municipal, o que representa 1,835 mil votantes com essa idade. O vereador também expôs outros dados do Painel da Corte Eleitoral, entre eles que o percentual de votantes brasileiros continua concentrado nos adultos e aumenta a cada faixa etária até atingir a de 45 a 59 anos, que é a que mais possui eleitores, cerca de 18,450 mil. Ele discorreu que dos 203 milhões de habitantes o Brasil conta com uma população formada 51,5% por mulheres e 48,5% por homens, no entanto, a maioria dos votantes são homens, 52%. Nos últimos quatro anos o número de eleitores cresceu 5,4%. Em Flores da Cunha 25.036 eleitores estão aptos a votar, e em 2020 esse número era de 23.765.
Acompanhe, toda a segunda-feira a partir das 18h, as sessões plenárias ordinárias, seja presencialmente, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, ou, a transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da Câmara de Vereadores.
Confira a proposição aprovada:
Projeto de Lei nº 39/2024: inclui o Projeto 1578 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias e, autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 200.000,00.
Autoria: Poder Executivo
Esta e outras proposições da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha estão detalhadas no link.