Na noite desta terça-feira, dia 17 de dezembro, a Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, da Casa Legislativa Raymundo Paviani, serviu de pódio e premiou 15 atletas e uma paratleta que apresentaram resultados expressivos, se destacando em competições municipais, estaduais, nacionais e, até mesmo, internacionais. O ato teve início com a entrega dos certificados aos 16 agraciados e seguiu com as manifestações.
O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) se pronunciou em nome do Poder Legislativo. Na oportunidade, ele enfatizou o esporte como um caminho para um futuro melhor e uma importante arma de combate à drogadição: “o esporte não é apenas uma atividade física, ele é um símbolo de superação, disciplina, inclusão e união. É, acima de tudo, uma ferramenta de desenvolvimento humano e social, que beneficia desde os que encontram nos campos, quadras, pistas e demais meios, uma oportunidade de sonhar; até nossos atletas consagrados, que levam o nome de nosso município para além de outras cidades. Valorizar os desportistas é, antes de mais nada, reconhecer que eles são agentes transformadores em nossa sociedade, eles nos ensinam a importância de lutar e de se levantar após cada queda, e de buscar o melhor de nós mesmos. Cada medalha conquistada, cada recorde batido e, mesmo cada derrota enfrentada com dignidade, carrega consigo uma lição de nunca desistir”.
Luiz também enfatizou que é um dever do Poder Público parabenizar e destacar os atletas que já alcançaram conquistas importantes e carregam no peito a bandeira de Flores da Cunha em competições municipais, estaduais, nacionais e, até mesmo, internacionais. O edil concluiu sua fala dizendo que sente orgulho em ser proponente deste projeto e em colaborar para fomentar o esporte florense.
O vice-prefeito municipal, Marcio Rech (PL), ocupou a tribuna para discursar em nome do Poder Executivo. A autoridade iniciou sua fala mencionando que recentemente assistiu a série do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, personalidade que sempre o inspirou e considera como um herói. Um verdadeiro exemplo de determinação: “quando temos determinação naquilo que queremos, quando a gente busca, a gente alcança e ele (Ayrton Senna) já dizia isso. Quando a gente quer demais algo, seja qualquer classe social, a gente vai chegar lá e vai alcançar. Eu digo isso porque o Senna foi um exemplo e hoje vocês são exemplos também, porque vocês chegam lá, deixam de lado muitos momentos com a família, muitas situações, para estar lá fazendo esporte, representando o município, representando a sua família e, muitas vezes, o nosso país.”
Marcio reforçou a importância de entregar os certificados para os Atletas e Paratletas Destaque e afirmou que a iniciativa motiva os jovens a seguir no meio esportivo. Ele concluiu afirmando que o Poder Público deve seguir, cada vez mais, incentivando e valorizando nossos atletas.
A Sessão Solene de premiação dos atletas e paratleta destaque de 2024 pode ser revista pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores.
A escolha dos atletas
O Certificado Atleta e Paratleta Destaque do Ano, de autoria do vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos), foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 068, de 31 de Outubro de 2023.
A escolha dos 16 agraciados deste ano foi relizada por uma comissão especial, integrada por cinco membros: Luiz André de Oliveira (Câmara de Vereadores de Flores da Cunha); Itamar Brusamarello (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto); Daiane Dala Zen (Sindicato dos Servidores Municipais de Flores da Cunha); Alessandra Muraro (Associação Riograndense de Imprensa – ARI Serra Gaúcha), e; Luiz Felipe Caputo Taulois (Conselho Regional de Educação Física).
Confira a relação dos homenageados deste ano:
Atletas
Gabriel Dal Pizzol – futebol masculino
Maristela (Estela) Sobierai Frohlich – futebol feminino
Eduardo Matos – voleibol masculino
Lucas Mezomo – futevôlei masculino
Letícia Caberlon – futevôlei feminino
Alcione Charlico – rústica/maratona
Valdemar Luiz Ramos – campeonato de Cepo 48
Vanusa Straubel – beach tennis
Leonardo Troiam – sinuca
Daniel Lira – ciclismo
Rodrigo Galiotto – motocross
Bárbara Schiavenin – fisiculturismo
Tatiana Cavagnolli – powerlifting/levantamento de peso
Gleiciely de Oliveira Silva Melo – lutas feminino
Eduardo Beneti Marcolin – lutas masculino
Paratleta
Tatiane Corso Giotti – natação
Fotos: Airton Nery/Divulgação