14/05/2024

Samuel Marcon e Elisa Cavagnoli recebem Moção de Congratulações por expedição ao Círculo Polar Ártico

Sessão ordinária também aprovou PL nº 21/2024, que institui o Plano Diretor para manutenção e ampliação do Parque de Iluminação Pública do município

A Câmara Municipal de Flores da Cunha, nesta segunda-feira, dia 13 de maio, analisou e votou favorável ao Projeto de Lei nº 21/2024 e a Moção de Congratulações nº 04/2024.

Ao ocupar o grande expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) agradeceu a toda a equipe da Prefeitura Municipal que está acompanhando as demandas decorrentes das chuvas que atingiram nosso município, bem como socorrendo às pessoas e trabalhando em serviços como a desobstrução de estradas, troca de bueiros e tubulações.

A edil citou alguns pontos de Flores da Cunha que foram prejudicados com as tragédias climáticas, tais como os bairros Pérola, União, São Gotardo e São Cristóvão, a Capela São Paulo, os distritos de Mato Perso e Otávio Rocha, os trechos da ERS 122 entre Flores e a Cunha e Antônio Prado, a Estrada Velha, a estrada de Alfredo Chaves, o trecho de Nova Roma para Santa Bárbara, a Linha 80, a ponte sobre o do Rio das Antas, a comunidade da Restinga. Silvana destacou que alguns destes locais já haviam sido liberados para o tráfego, mas voltaram a ter problemas com a chuva que atingiu novamente o Estado neste final de semana e provocou novos deslizamentos, por isso, é importante que a comunidade compreenda essa situação de necessidade de retrabalho.

Por fim, a vereadora enfatizou o trabalho voluntário que vem sendo realizado junto ao Ginásio Poliesportivo na separação de doações e destinação para os municípios afetados, frisando a união da comunidade florense em abraçar essa e outras causas, sempre ajudando os que mais precisam.

Logo após, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) fez uso do grande expediente para defender sua proposta, a Moção de Congratulações nº 04/2024, uma homenagem ao Sr. Samuel Otávio Marcon pela expedição Fjällräven Polar, na qual ele percorreu 300 quilômetros em trenós puxados por cachorros no Círculo Polar Ártico, com extensiva a sua parceira e namorada Elisa Cavagnoli.

Vitório iniciou sua fala contando um pouco da história do florense Samuel, que é formado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul e sócio proprietário da Marfiori Autopeças e Cabanas Solena. Samuca, como é conhecido entre os amigos, foi um dos 20 escolhidos para participar da aventura congelante, na qual, durante seis dias, os participantes enfrentam temperaturas de 30ºC negativos e acampam em lagos e tundras congeladas. Essa aventura, além de testar seus limites físicos e mentais, também colocou Flores da Cunha no mapa como uma referência para um explorador destemido e apaixonado pela natureza selvagem. Além disso, deixou um registro inesquecível em sua memória: ver uma Aurora Boreal dançando no céu, um lembrete poderoso da beleza e da majestade da natureza.

Conforme o vereador, em todas as aventuras, Samuel conta com o apoio incondicional da namorada, Elisa Cavagnoli, ela não apenas participa ativamente do planejamento e se une a ele nas explorações ao ar livre, mas também desempenha um papel crucial na geração de conteúdo, juntos, Samuel e Elisa administram a “Conte um Causo”, uma conta dedicada a compartilhar as vivências do casal em meio à natureza, com o objetivo de incentivar uma vida ao ar livre e o turismo regional. Hoje a dupla tem usado a página para levantar recursos às famílias atingidas pela catástrofe climática de nosso Estado. Eles dedicam-se não apenas a angariar doações, mas, principalmente, a mobilizar voluntários para auxiliar na limpeza e na reconstrução das cidades do Vale do Taquari, especialmente em Muçum, o que evidencia um profundo comprometimento com aqueles que perderam tudo nesta tragédia.

Confira as proposições aprovadas:

Projeto de Lei nº 21/2024: institui o Plano Diretor para manutenção e ampliação do Parque de Iluminação Pública do município de Flores da Cunha.

Autoria: Poder Executivo

Moção de Congratulações nº 04/2024: ao Sr. Samuel Otávio Marcon, pela expedição Fjällräven Polar, que percorreu 300 quilômetros em trenós puxados por cachorros no Círculo Polar Ártico, extensiva a sua parceira e namorada Elisa Cavagnoli.

Autoria: vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)