04/06/2018

Santa Mascarello Guaresi será homenageada com denominação de estrada.

Santa Mascarello Guaresi será homenageada com denominação de estrada. ...

Na sessão desta segunda-feira, 21 de maio, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 017/2018, de autoria do Vereador Pedro Sperluk, que denomina de Estrada Santa Mascarello Guaresi, uma via pública que inicia na rodovia VRS-814, travessão 25 de Março, até a Estrada Gerardo Santin Guaresi, numa extensão de 1.950 metros.

Quem foi Santa Mascarello Guaresi?

Santa Rosa Mascarello Guaresi, nascida a 29 de agosto de 1894 na comunidade de Sete de Setembro neste município, casou-se com Henrique Guaresi com quem teve 09 filhos. Sempre trabalhou na casa e na agricultura.

A casa da família era um ponto de encontro de amigos, onde era muito comum nas festas do Capitel São Pedro quando não preparavam almoço na comunidade, as pessoas almoçavam na casa da família Guaresi a seu convite.

Quando Santa Mascarello Guaresi ficou viúva, ela deu continuidade juntamente com os filhos, aos trabalhos na propriedade e às características de hospitalidade. Aos que passavam pela casa de dona Santa, ninguém saia sem tomar café com salame e formaio, um copo de vinho ou um trago de graspa, dependendo do horário.

Também era muito comum o encontro de caçadores que se deslocavam de suas casas, caçando até a residência da dona Santa, local onde preparavam o menarosto. Santa Mascarello Guaresi tinha muita habilidade na culinária, sendo que se dedicou à cozinha até seus últimos dias de vida.

Santa Mascarello Guaresi faleceu a 16 de março de 1985 aos 90 anos de idade, deixando um grande exemplo de trabalho comunitário, solidariedade e hospitalidade, estando sempre atenta às necessidades das outras pessoas, sendo esse um dos motivos que ajudou seu nome ser lembrado e ligando-o à terra florense.