21/02/2022

São Cristóvão terá rua Guilherme Fontana

Projeto que denomina via pública é da vereadora Silvana De Carli

Na sessão desta segunda-feira, dia 21, foi aprovado por unanimidade o projeto 084/2021, de autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que denomina de Rua Guilherme Fontana uma via pública localizada no Bairro São Cristóvão, no município de Flores da Cunha.

Em defesa da proposição, a vereadora lembrou da trajetória do homenageado. Vindos da Itália com cerca de 17 anos, Pedro Fontana e a Catarina Mottezz, criaram raízes em São Cristóvão, na cidade de Nova Trento. Na comunidade puderam constituir uma família com 10 filhos, entre eles, Guilherme Fontana.  “Ao longo da vida, Guilherme teve alguns ofícios, o primeiro dele foi no quartel, onde prestou serviços como Tiro de Guerra até ser recluso em Flores da Cunha. Então começou a trabalhar de carreteiro, havia uma carroça com cinco mulas que Fontana guiava para transportar vinho e outros produtos coloniais”, contou Silvana.

Aos 28 anos, Guilherme casou-se com Amélia Secco, e teve cinco filhos: Celina, Dilva, Moacir, Luiz e Antônio. Após 14 anos de casados, Amélia faleceu. Alguns anos depois Guilherme deixou de ser carreteiro e passou a trabalhar na agricultura, com milho, trigo e uvas. Apaixonou-se novamente e casou-se com Rosa Piardi, com quem teve mais dois filhos: Maria Suzana e Sérgio. “Ao longo de sua vida, Guilherme sempre foi uma pessoa participativa e religiosa na comunidade. Ajudou a construir o salão comunitário de São Cristóvão, onde trabalhou como festeiro e bodegueiro. Sempre adorou o que fazia e tinha uma paixão enorme pela sua terra. Pela justa homenagem ao Senhor Guilherme Fontana, e sendo a vontade dos que residem ao longo da via, contamos com o apoio dos nobres colegas Vereadores para aprovar o presente projeto de lei”, finalizou a parlamentar.