19/03/2018

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social apresenta trabalhos desenvolvidos....

Na noite desta segunda-feira, 19, a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos esteve reunida para receber o Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Ricardo Espindola Silva, que trouxe informações dos serviços prestados pela Secretaria. De acordo com o secretário, a política de Assistência Social tem por objetivo promover a emancipação social e a autonomia das famílias, para que exerçam sua cidadania. As ações da área da Assistência Social estão todas reunidas no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.

A Secretaria conta com o apoio de 10 funcionários que atendem nos mais diversos projetos, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que trabalha com atendimento social, através da concessão de benefícios eventuais, orientações, além de encaminhamentos para os serviços da rede de atendimento. Outro projeto é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com vários segmentos, para idosos na área central (Conviver) e localidades (Semear), para adolescentes (Adolescer com Arte), para os cuidadores (Bom para conviver) e suas para famílias (Fazendo Arte Tecendo Vínculos), bem como o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (PCD’s e Idosos) e atendimentos e acompanhamentos nos domicílios (Acolher).

Em números até o momento, o CRAS acompanha 40 famílias. Atendimentos individualizados somam 450 (Paif e Acolher); Visitas Domiciliares são 14 (Paif e Acolher), já benefícios eventuais concedidos somam 63 atendimentos (alimento, fotografia, funeral, mudança, natalidade e passagem). Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos chegam a 389 pessoas.

Entre as ações em andamento estão a construção da nova sede do CRAS, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano. Outro projeto em desenvolvimento é o Centro Público de Convivência, um espaço destinado para melhor atender a comunidade, com atividades diversas para todos os públicos. Outro trabalho que está sendo desenvolvido com base no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é a questão dos grupos de pessoas que estão em conflito com a lei, entre outras questões que exigem mais atenção por parte dos profissionais.

Ricardo Espindola Silva falou sobre os serviços de confecção de carteiras de identidade, carteira de trabalho, intermediação de mão de obra, além de encaminhamentos para o seguro desemprego, que somam mais de 2.300 atendimentos até a primeira quinzena de março. Ainda conforme o Secretário, o município possui 782 famílias cadastradas para o beneficio das unidades habitacionais. Para atender aos poucos a demanda, em abril inicia o credenciamento para 144 unidades habitacionais e mais 50 terrenos em loteamentos populares.

Outro índice apresentado foi a redução do número de famílias atendidas pelo programa federal Bolsa Família, atualmente são 212 famílias atendidas, enquanto que em fevereiro de 2013 existiam 411 famílias cadastradas. Os motivos para baixa considerável se deve a uma fiscalização efetiva e a diminuição do índice de desemprego.

O secretário também falou da inauguração das salas que vão servir para reuniões e estrutura administrativas dos diversos conselhos municipais e do laboratório de informática do COMDICA, que será utilizada em projetos sociais, como o “Novos Horizontes”. As salas estão localizadas na antiga Exatoria da Fazenda Estadual. O investimento na revitalização do local foi de aproximadamente R$ 10 mil, e os computadores e mobiliários foram doados através da promotoria pública, com recursos de acordos judiciais.