23/05/2023

Sessão Solene celebra 100 do Rotary no Brasil

Homenagem ocorre no dia 1º de junho na Câmara de Flores da Cunha

A Câmara Municipal de Flores da Cunha promove Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Rotary Club no Brasil. A homenagem será realizada no dia 1º de junho, às 19h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo da Casa Legislativa Raymundo Paviani (Rua São José, 2500, Centro), com transmissão pelo Facebook e YouTube. A proposta da homenagem é de autoria do vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) e teve aprovação unânime da casa Legislativa.

Fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, por iniciativa de Paul Percy Harris, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Atualmente, e entidade está presente em 218 países, e soma mais de 37 mil Rotary Clubs, que reúnem cerca de 1,2 milhões de voluntários. No Brasil, um dos países onde a entidade é mais atuante, o Rotary surgiu em 28 de fevereiro de 2023 com a criação do primeiro clube no Rio de Janeiro. Hoje, o país conta com  2.413 fundações rotárias e mais de 51 mil rotarianos.

Em Flores da Cunha a entidade surgiu em 1982 juntamente com a Casa da Amizade. O município conta ainda com outras instituições que fazem parte do programa do Rotary, como o Rotaract, o Interact e o Rotary Kids.

"Nada dura 100 anos se não for bom para as pessoas que participam do movimento e para comunidade na qual está inserido. Os 100 anos do Rotary no Brasil significam que o Rotary tem feito bem às comunidades, dentro do nosso slogan que é 'Fazer o bem sem olhar a quem' e o resultado tem sido visto nas comunidades rotarianas do Brasil inteiro", reflete o presidente do Rotary Club Flores da Cunha, Alberto Zin.