30/09/2022

Sessão Solene comemora 25 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Proposta do vereador Diego Tonet contou com o apoio de todos os vereadores

Na quinta-feira, dia 6 de outubro, a Câmara promove Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha. A homenagem foi proposta pelo vereador Diego Tonet, do Progressistas, e apoiada por todos os vereadores da Casa. A sessão ocorre no plenário da Casa a partir das 19h.

Motivada pela percepção de que havia a necessidade da fundação de um grupo que apoiasse pacientes oncológicos em situação de necessidade, Teresinha Mari Zorgi, ao longo de seu próprio tratamento, trouxe suas ideias e experiências de acolhimento até sua filha, a então vereadora Renata Zorgi Lusa, com o objetivo de elaborar um grupo de acolhimento na cidade de Flores da Cunha. Dessa maneira iniciou-se a história e a caminhada feminina para apoiar as pacientes que precisavam ser acolhidas em nosso município. Nos primeiros anos de existência, a entidade foi amadrinhada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, e a partir de 17 de julho de 2002, iniciou sua jornada solo enquanto uma das regionais do estado.

Hoje com 44 voluntárias, a Liga é presidida por Angélica Dalcin Klinger Severo. Além da presidente, a diretoria é composta pela vice-presidente Márcia Salvador Schiavenin, pelas secretárias Ilizabete Romano Nery e Arlete Gavazzoni, tesoureiras Patrícia Montanari e Teresa Bulla, coordenadoras do bazar, Wani Dal Cero e Marlise Uliana, coordenadoras de eventos Zanete Montanari Oldra e Angélica Lavoratti Basanessi, coordenadora de arquivo: Luci Menezes, coordenadora fiscal Jaqueline Zanella, comunicação Renata Zorgi e coordenadora de Saúde Mônia Dal Cero.

O grupo acolhe pacientes de todas as idades e gêneros, fornecendo medicamentos, diferenças de valores em consultas, procedimentos e exames, encaminhamento psicológico, fisioterapêuticos, empréstimo de equipamentos, fornecimento de perucas, cestas básicas, entre outros. Também realizam atividades de conscientização sobre os cânceres em nossa comunidade, com panfletagens, palestras e ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, dentro das UBS's do município.  Além disso, o grupo realiza ações para arrecadar recursos e viabilizar os trabalhos de acolhimento como o Jantar da Solidariedade, Bazar da Liga, Brechó da Liga e venda de guarda-chuvas e camisetas personalizadas.