02/09/2024

Setembro Amarelo, Verde e Dourado

Neste mês lembramos a prevenção ao suicídio, a inclusão social da pessoa com deficiência e a prevenção ao câncer infantojuvenil

Setembro é um mês que abraçamos diversas causas e buscamos conscientizar a população acerca de diferentes e importantes temas, entre eles a prevenção ao suicídio, a inclusão social da pessoa com deficiência e a prevenção ao câncer infantojuvenil.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e, desde então, visa quebrar tabus sobre a valorização da vida, reduzir preconceitos e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Em Flores da Cunha, a campanha foi instituída pela Lei Municipal nº 3.589, de outubro de 2021, e, desde então, busca combater esse problema de saúde pública que afeta milhares de vidas.

Já o Setembro Verde, sancionado por meio da Lei Municipal nº 3.391, de julho de 2018, tem por objetivo promover a inclusão social da pessoa com deficiência. A campanha ocorre desde 2015 e dá visibilidade à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, bem como conscientiza sobre a igualdade de todos perante à Lei.

O mês também é dedicado à prevenção do Câncer Infantojuvenil e a cor escolhida para essa causa é o Dourado. Em Flores da Cunha, a campanha foi oficializada pela Lei Municipal nº 3.449, de dezembro de 2019, e, desde então, têm se dedicado a realização de ações em prol da causa e divulgando informações sobre os tipos, sinais, sintomas, prevenção e tratamento dessa doença que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo.