16/02/2021

Silvana apresenta sua trajetória pessoal e profissional

Vereadora fez retrospectiva sobre sua vida, estudos e militância

No grande expediente da segunda-feira, dia 15, a vereadora Silvana De Carli aproveitou o espaço para apresentar sua trajetória pessoal e profissional. Nascida em Caxias do Sul, Silvana é filha do chaveiro De Carli e de Neuza de Carli, é casada com Joviano Picolotto e mãe da Lavínia, e mora em Flores da Cunha desde seus 10 anos de idade. Estudou técnico em contabilidade pelo Carmo, relações-públicas pela UCS, Pós Graduação em Comunicação e Política pela UNISC e Gestão Empresarial pela UCS.

Em Flores da Cunha, Silvana foi presidente e membro do LEO Clube Flores da Cunha por oito anos, Presidente da Juventude Progressista, Secretária da Associação Comunitária Fenavindima, Secretária da APAC (Associação dos Produtores de Arte e Cultura), Integrante do Movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha, e é atualmente líder e zeladora da capelinha no loteamento Vista do Sol. “Sempre fui uma pessoa muito ativa e comprometida com as causas que abracei. Fui convidada a participar da política em 1999 e desde então não sai mais. Tornou-se a minha paixão, trabalhando nas campanhas políticas, treinando e assessorando candidatos, auxiliando em candidaturas majoritárias e proporcionais e aplicando pesquisas políticas”, relatou a vereadora que já trabalhei como assessora nas Câmaras de Vereadores das cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Monte Alegre dos Campos, Ipê e Campestre da Serra. “Na minha vida profissional fui caixa de mercado, vendedora em loja de peças automotivas, técnica em contabilidade em escritório de contabilidade, chefe do departamento de Indústria, Comércio e Serviços e secretária de Turismo aqui em Flores da Cunha, no Centro Empresarial de Flores da Cunha atuei como responsável das Câmaras Setoriais e em Antônio Prado fui diretora de Turismo da Prefeitura”, contou.

Desde 1999, Silvana trabalha nos bastidores das eleições. “Confesso que sempre tive muita vontade de me candidatar, mas eu acredito que tudo tem sua hora e que Deus tem planos para nós”, afirmou. “Muitas vezes desanimei e fiquei desacreditada com a política como a grande maioria da população, mas a gente sabe que as decisões são tomadas pela política e precisamos ter bons representantes para que bons projetos sejam conduzidos e para que as mudanças aconteçam na nossa sociedade”, acrescentou.

A vereadora lembrou do apoio do pai, falecido em 2020, na sua candidatura. “Ele sempre acreditou em mim e de alguma forma ele sabia que eu conseguiria. Isso me fez forte e enfrentei o desafio”, comentou. Da relação com o pai, Silvana contou que surgiu a vontade de ser uma defensora das causas dos idosos. “Acompanhei as dificuldades que os idosos passam no município pela falta de assistência. E ele me mostrou o valor de respeitar os idosos e como eles merecem mais atenção. Meu pai precisou trabalhar até o fim da vida porque só a aposentadoria não era suficiente. E essa é realidade de muitos idosos em nossa cidade”, ponderou.

A vereadora também destacou que quer que seu mandato sirva de incentivo para que mais mulheres participem da vida política. “A mulher vem conquistando seu espaço a muito tempo, mas as participações em cargos de liderança em geral ainda são poucos. São muitos os desafios que as mulheres precisam enfrentar, paradigmas a quebrar, mas o principal no meu ponto de vista é que as mulheres precisam se unir e se apoiar. No caso da política, somos a maioria da população, mas como podem ver, só temos uma entre oito homens”, reforçou.