25/08/2021

Silvana divulga Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla

Vereadora também revisou ações da Comissão do Idoso

No grande expediente da sessão ordinária da última segunda, dia 23,  vereadora Silvana De Carli (Progressistas) apresentou um relato das atividades da Comissão do Idoso, que têm buscado coletar informações com as entidades representativas do município e anunciou que está sendo preparado um Guia do Idoso Florense, cartilha contendo informações para a melhor idade. A vereadora também destacou a programação da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A vereadora iniciou comentando sobre as ações desenvolvidas pela comissão do Idoso, por ela presidida e integrada ainda pelos vereadores Horácio Natalino Rech (PSB), Luiz André de Oliveira (REPUBLICANOS) e Vitório Francisco Dalcero (MDB). Desde a sua criação, no início de junho, a comissão vem realizando diversos encontros com entidades e representantes da melhor idade com o intuito de ouvir todas as pessoas envolvidas com o tema idosos. A vereadora anunciou que está sendo elaborada uma cartilha destinada a este público. “Nesta cartilha nós vamos ter informações sobre o envelhecimento ativo e saudável, e nessa parte, estou conseguindo dar uma contribuição também pois estou fazendo agora uma pós-graduação em gerontologia, que estuda o envelhecimento do idoso. Na cartilha, vão ter os direitos dos idosos, algumas leis que já foram feitas aqui pelo legislativo, telefones úteis, serviços que a saúde oferece, além de dicas para os idosos não cair em golpes, relatou.

Outro tema levantado pela parlamentar foi a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, com destaque para as ações desenvolvidas pela APAE de Flores da Cunha. “Na época que visitamos a APAE enquanto ‘super comissão’, pudemos prestigiar o trabalho dessa entidade importante no nosso município, conhecer como é desenvolvido o trabalho e, principalmente, entender que a gente precisa ainda quebrar alguns paradigmas na nossa cidade. As pessoas precisam ver com outros olhos, principalmente no mercado de trabalho”, defendeu.

APAE convida para Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla