Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
13/07/2021

Silvana fala sobre o programa Cidade amiga do Idoso

Vereadora idealiza que o município possa receber a titulação

COMPARTILHAR

"A cidade amiga do idoso” foi o tema levantado pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas) durante o grande expediente, na sessão da Câmara da última segunda, dia 12. A pauta tem sido discutida e estudada pela Comissão Especial do Idoso, presidida pela vereadora, com o intuito de que Flores da Cunha possa receber a certificação. 

O Programa Cidade Amiga do Idoso foi instituído pela Organização Mundial da Saúde e  tem o objetivo de incentivar municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável e para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa. Conforme a vereadora, os requisitos para que uma cidade receba o título vão desde ambientes sadios, limpos, organizados, com espaços verdes, calçadas e banheiros acessíveis e passar também por ciclovias, segurança, serviços próximos onde os idosos residem, transporte, locomoção, inclusão, emprego, apoio comunitário e serviços de saúde. “Esse é meu sonho: que Flores da Cunha seja uma Cidade Amiga do Idoso. Por isso estamos trabalhando nesta questão e buscando informações”, afirmou. 

Para atingir os requisitos, a vereadora acredita que é preciso antes mudar o olhar da sociedade para a terceira idade, bem como, o olhar dos idosos sobre eles mesmos. “Todos nós iremos envelhecer um dia. É uma fase do desenvolvimento. E o envelhecimento precisa ser saudável e ativo, que é o que a OMS preconiza”, destaca. 

A vereadora destacou ainda a importância de ter sido criada a Comissão Especial do Idoso. “Para que a gente possa pensar as políticas públicas para o idoso em nossa sociedade. O que que acontece? Tendo políticas públicas definidas, a gente vai trabalhar na desigualdade que existe e o desequilíbrio que existe hoje na nossa população, a gente vai estar atendendo essa faixa etária de igual maneira, como as outras são”, defende. Silvana destacou também que a comissão está ouvindo todas as entidades direcionadas ao idoso, para poder traçar metas e fazer um trabalho planejado. 

Para finalizar, a vereadora exibiu um vídeo da cidade de Pato Branco, no Paraná, que é um exemplo de Cidade Amiga do Idoso.


Conteúdo Rodapé