14/06/2022

Silvana relata andamento de ações defendidas durante sua campanha

Vereadora levantou causas dos idosos, das mulheres e dos autistas

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) abordou o “Dia Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, determinado como dia 15 de junho pela lei de sua autoria. Conforme a vereadora, as estatísticas demonstram que o número de violência contra a pessoa idosa tem aumentado. Outro tema levantado pela progressista foi a proposta de criação da Procuradoria Municipal Da Mulher, que está sendo elaborada por ela, com o intuito de designar uma vereadora da Casa como Procuradora e uma servidora para o cargo de Procuradora Adjunta com o intuito de receber e encaminhar denúncias, entre outras ações. Silvana destacou ainda a matéria do jornal O Florense que ressalta a criação do grupo TEAMAR, Associação de Pais de Autistas de Flores da Cunha.

A vereadora abordou os temas que foram prioritários durante sua campanha. Inicialmente a vereadora lembrou da criação da lei de sua autoria que criou o Dia Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. “O objetivo, além do Julho Violeta que já existe, era também ter um dia especial para que ações fossem desenvolvidas aqui no município, no sentido de conscientização da violência e também promover debates sobre como prevenir a violência, no sentido de reduzir esses casos”, defende. A progressista apresentou dados da organização Municipal de Saúde Organização Mundial de Saúde de que pelo menos 15,7% por cento da população idosa está submetida a um tipo de violência. “Um em cada seis idosos sofre violência em todo o mundo. São muitos casos de denúncia e a mulher idosa é a mais atingida e muitas dessas situações não se não são relatadas ou denunciadas o idoso tem medo da retaliação por isso ele não denuncia”, informou.

Outro assunto defendido pela parlamentar foi o combate à violência contra as mulheres. A vereadora destacou que está em busca da criação da Procuradoria Municipal da Mulher. Silvana informou que já esteve reunida com a Delegacia, com a Brigada Militar e que nesta segunda, reuniu-se com o juiz para apresentar o objetivo da procuradoria, que já existe nas esferas federal e estadual e que tem sido implantada por alguns municípios. “Como a gente não tem aqui no município um trabalho específico sobre a violência contra a mulher, não temos uma casa Viva Raquel, não temos uma delegacia da mulher, por muitas vezes as informações ficam dispersas. Então foi isso que a gente propôs ouvindo os envolvidos que atendem diariamente as mulheres, ouvindo deles como acontece essa violência, como chega até eles”, explicou. A proposta é designar uma vereadora da Casa como Procuradora e uma servidora para o cargo de Procuradora Adjunta com o intuito de receber e encaminhar denúncias, acompanhar e fiscalizar as ações alusivas ao feminino desenvolvidas pelo Poder Executivo, cooperar com organismos estaduais e nacionais na promoção dos direitos da mulher, realizar ações de discussão de temas de interesse das mulheres, além de empoderar, garantir e fortalecer a participação das mulheres no legislativo.

Por fim, a vereador destacou seu comprometimento com as crianças autistas. Silvana falou da criação do grupo TEAMAR, iniciativa de pais de autistas  do município e comemorou a divulgação pelo jornal O Florense no último final de semana. “Foram duas páginas de reportagem falando do dia a dia destas mães. Só quem tem uma criança com autismo sabe as dificuldades e, por muitas vezes também, o preconceito que elas passam. A inclusão é necessária e todos nós podemos fazer isso hoje”, refletiu.