25/04/2018

Sixto Gabriel Schiavenin será homenageado com denominação de rua.

Sixto Gabriel Schiavenin será homenageado com denominação de rua....

Na sessão desta segunda-feira, 23 de abril, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 017/2018, de autoria do Vereador Pedro Sperluk (PSB), que denomina de rua Sixto Gabriel Schiavenin, uma via pública localizada no bairro União.

Quem foi Sixto Gabriel Schiavenin?

Filho primogênito de Anselmo Schiavenin e Odila Salvador Schiavenin, nasceu no dia 22 de dezembro de 1927 na Capela Nossa Senhora de Monte Bérico, município de Flores da Cunha - RS. Pai de uma família numerosa composta de 12 filhos.

Filho de uma família humilde de agricultores, ainda adolescente ingressou no Seminário de Veranópolis, onde estudou por alguns anos. Ao regressar permaneceu na agricultura cultivando uva e outros produtos agrícolas para subsistência da família.                           Por algum tempo exerceu também a função de fotógrafo e motorista. Homem de muita fé e oração, dificilmente faltava à missa aos domingos pela manhã. Sempre dedicou total atenção à família, vizinhos e comunidade.

Na comunidade sempre colaborou e liderou vários trabalhos comunitários para levar infraestrutura e melhoria na qualidade de vida para os moradores, com destaque para a instalação de rede elétrica, telefonia rural, construção do salão comunitário, manutenção da estrada, entre outras.

Exerceu por muito tempo o cargo de festeiro e fabriqueiro na comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico. Por vários anos também exerceu gratuitamente a função de representante da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do qual, também foi membro da diretoria, assim como igualmente exerceu outras tantas funções.

Sixto Schiavenin ficou viúvo muito jovem, com doze filhos, sendo a maioria crianças e adolescentes. Em seguida casou-se com Ana Piroli, a qual assumiu a família, e inclusive cuidou do seu Sixto até sua partida.  Sixto Gabriel Schavenin faleceu no dia 27 de maio de 2014 aos 86 anos de idade e nos deixou o legado de um homem simples, humilde e trabalhador, e que dedicou sua vida para o bem da família e do próximo.